São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Araçatuba faz controle pelo computador

DA FOLHA NORTE

O controle dos focos de febre aftosa na região de Araçatuba (532 km a noroeste de São Paulo) vai ser feito por computador.
O sistema informatizado vai substituir os antigos fichários de produtores e do rebanho de gado da região, que eram feitos manualmente por técnicos da Defesa Sanitária Animal.
O programa piloto foi implantado inicialmente em Sorocaba e Avaré, regiões de gado leiteiro, e agora em Araçatuba, Andradina e Santo Antônio do Aracanguá, pólos da pecuária de corte.
Segundo o coordenador da Defesa Sanitária Animal de Araçatuba, Eduardo Reis Ferreira, 59, foram cadastrados no computador 1.743 pecuaristas (713 de Andradina, 605 de Araçatuba e 425 de Santo Antônio do Aracanguá).
Ferreira diz que com o computador será possível controlar a movimentação do rebanho e mapear as propriedades rurais com focos.
A região de Araçatuba, com 43 municípios, registrou um foco de aftosa no primeiro semestre de 94.
A cobertura vacinal do rebanho de 1,77 milhão de cabeças de gado foi de 98,6% em setembro.
A próxima campanha de vacinação começa em março.
O sistema de computação já estará atuando.
O computador de Araçatuba é interligado à Defesa Sanitária Animal de Sorocaba, de Campinas e ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa.
O sistema vai possibilitar acesso rápido às informações sobre a evolução da aftosa, segundo Eduardo Reis Ferreira.

Texto Anterior: Pressão eleva preço do tomate
Próximo Texto: Focos atingem gado no Vale do Paraíba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.