São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Focos atingem gado no Vale do Paraíba

DA FOLHA VALE

As cidades de Redenção da Serra e Natividade da Serra, na região do Vale do Paraíba em São Paulo, estão registrando casos de raiva bovina, segundo o Serviço de Defesa Agropecuária de Taubaté (SDA).
O foco de raiva bovina atinge ainda os municípios de São Luís do Paraitinga, Taubaté, Caçapava e Jambeiro, também situados no Vale do Paraíba.
Nestas cidades, porém, a situação não é alarmante, segundo o SDA.
O Serviço de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, não informou quantos animais foram contaminados.
Os técnicos do Serviço estão realizando uma campanha para incentivar os proprietários de gado a vacinarem seus rebanhos contra a raiva.
O Serviço de Defesa Agropecuária controla a raiva bovina diminuindo a colônia de morcegos hematófagos, transmissores da doença.
Para controlar o número de morcegos, a Defesa Animal captura morcegos, aplica uma pasta venenosa em suas costas e os devolve à toca.
Os morcegos têm hábito de lamberem uns aos outros e acabam ingerindo a pasta.
Em março, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo realizará a campanha de vacinação contra a febre aftosa, conjuntamente com a vacinação contra a raiva bovina.

ONDE SABER MAIS: Serviço de Defesa Agropecuária de Taubaté, Rua Benedito Cursino dos Santos, 155, Caixa Postal 275, CEP 12100, tel. (0122) 33-3455.

Texto Anterior: Araçatuba faz controle pelo computador
Próximo Texto: Pesquisa lança nova arma para combater fungo do cacau
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.