São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995 |
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Paraná inaugura ônibus sobre trilhos
MÔNICA SANTANNA
O ônibus rodoferroviário possui a carroceria dos veículos tradicionais, com uma diferença: além das rodas com pneus, possui rodas especiais para utilizar os trilhos da linha férrea. "É um ônibus com a versatilidade de andar nas ruas e na linha de trem", disse ontem o empresário Rudi Willrich, idealizador do ônibus rodoferroviário, batizado de "bisbus". O bisbus vai percorrer, inicialmente, um trecho de 6 km —3,5 km no asfalto e 2,5 km sobre trilhos. O trajeto começa no asfalto do bairro São Cristovão, de União da Vitória (ao norte do rio Iguaçu). O ônibus vai subir então na via férrea para cruzar o rio pela ponte ferroviária. Passa pelo centro das duas cidades e termina seu trajeto em Porto União. Segundo Willrich, 10 mil usuários atravessam a ponte férrea a pé ou de bicicleta para evitar um trecho de quatro quilômetros, feito pelo transporte municipal. "Com o bisbus, eles ganham tempo", afirmou o empresário. O preço da passagem, R$ 0,38 por viagem, é o mesmo dos ônibus regulares. O bisbus tem capacidade para 29 passageiros sentados e 44 em pé. Na hora de subir na via férrea, as rodas ficam de fora dos trilhos e é acionado um sistema eletro-hidráulico que baixa as rodas próprias para a linha férrea. "O sistema é acionado pelo motorista e deixa o ônibus dez centímetros mais alto", disse o empresário. As rodas ferroviárias são recolhidas para o ônibus voltar a andar no asfalto. Willrich disse que foram investidos R$ 200 mil no projeto do bisbus, que é movido à diesel e vai parar em nove estações. Os 6 km devem ser percorridos em, no máximo, 20 minutos, metade do tempo gasto pelas linhas convencionais, segundo ele. Texto Anterior: Estudo sobre Titãs pensa estética pop Próximo Texto: Mato Grosso do Sul; Mato Grosso Índice |
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