São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emprego aumenta desde agosto

DA SUCURSAL DO RIO

Mesmo registrando queda de 1,5% em relação a 93, o nível de pessoal empregado na indústria está, desde agosto, aumentando. De agosto, quando começou o crescimento, até dezembro, o aumento foi de 1,5%.
Em dezembro, houve uma pequena queda de 0,08% no nível de emprego em relação a novembro. O fato é considerado normal por se tratar de um mês com menos atividade industrial. No entanto, em relação a dezembro de 93, houve crescimento de 0,19%.
Para Flávio Castelo Branco, economista da CNI, a reversão de queda para crescimento do nível de emprego é consequência do aumento da atividade industrial no país desde o início do Plano Real.
O crescimento contínuo do nível de emprego desde agosto (com exceção de dezembro) mostra que, "mesmo de forma tímida", o aumento do número de vagas na indústria "está chegando".
Em dezembro, mesmo com queda em relação a novembro, pela primeira vez o número de empregados em 94 superou o de 93 na comparação mês ante mês.
São Paulo fechou o ano com menos 2,38% de pessoal empregado do que em 93. Houve crescimento de emprego no Amazonas (9,49%), principalmente por conta do aquecimento do setor de eletroeletrônico.
O salário líquido e já descontada a inflação também vem crescendo. Em relação a 93, em 94 houve um aumento de 4,17% no salário médio.
Se a comparação for feita com os salários de dezembro de 93, o aumento é ainda maior. Os trabalhadores fecharam o ano passado ganhando 13,20% a mais do que no ano passado.

Texto Anterior: Indústria mantém contratações em fevereiro
Próximo Texto: Vendas das indústrias crescem 9,26%, diz CNI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.