São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor de serviços gera mais postos de trabalho

DA REPORTAGEM LOCAL

O setor de serviços foi responsável por 47,7% dos empregos gerados na Grande São Paulo em 1993, superando a indústria, que contabilizou 25,2% dos trabalhadores.
Os dados fazem parte de levantamento divulgado ontem pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos).
Na opinião do economista Antônio Prado, coordenador de Produção Técnica do Dieese, o processo de reestruturação das empresas e o crescimento da produtividade industrial -que saltou de 1,9% negativos em 86 para o recorde de 10,1% em 93- contribuíram bastante para essa redução.
"As indústrias geravam um terço dos empregos em 85 e hoje esse percentual caiu para um quarto. Trata-se de um dado estrutural, que dificilmente será revertido. A capacidade de absorção de mão-de-obra diminuiu", disse Prado.
No mesmo período, o poder aquisitivo dos trabalhadores da Grande São Paulo recuou 29,3%. O salário mínimo perdeu, de 80 para cá, 64,44% de seu poder de compra.
Segundo a pesquisa do Dieese, o tempo que um trabalhador passa à procura de outro emprego aumentou em proporção inversa. Das 15 semanas gastas em busca de uma colocação em 85 para 26 semanas, em 93.
"As exigências até para operadores de máquinas agora são muito maiores", afirmou Prado.
O número de doenças profissionais notificadas subiu dos 6.014 casos registrados em 86 para 10.880 ocorrências, no ano passado. O Brasil é também o líder mundial em mortes por acidentes de trabalho. "O número de mortos chega a 75 a cada dez mil acidentes registrados" disse o economista.

Texto Anterior: Chuvas param 28% das empresas
Próximo Texto: Propostas do governo animam mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.