São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A nação dos 5%

MARIA ERCILIA
EDITORA-ADJUNTA DO MAIS!

É impossível conseguir estatísticas confiáveis do sexo dos usuários da Internet. Há quem diga que as mulheres não passam de pífios 5%.
Mas é uma minoria barulhenta. A Internet tem sua própria Camille Paglia: a feminista inglesa Sadie Plant, autora de coisas como Cybernetic Hookers: Women, Drugs and Intelligent Machines, acha que a independência das mulheres e a inteligência das máquinas crescem paralelamente.
Uma das musas do mulherio online é Ada Lovelace (ilustração), personagem digna de filme. Ada (1815-1852) era filha de Lord Byron, e considerada a primeira programadora da história. Escreveu um programa para o primeiro computador, criado por Charles Babbage. E não era nenhuma flor: torrou as jóias da família no jogo, e adorava um cachimbo de ópio.
Entre celebridades mais contemporâneas estão as americanas Lisa Palac, editora da revista Future Sex (sobre a fusão do velho e bom sexo com novas tecnologias) e do CD Cyborgasm , e St. Jude, uma hacker gorda e desbocada. Jude, que está para lançar o livro Mutate, foi uma das criadoras do primeiro serviço público online, o Community Memory, em 1973.
Stacy Horn, dona do BBS Echo em Nova York, tem hoje uma freguesia de 50% de mulheres, e visitantes ilustres como Susan Sontag. De resto, há rumores que famosas como Courtney Love e Winona Ryder dão suas voltas incógnitas na rede.

Patente
O serviço online Compuserve anuncia seu apoio ao desenvolvimento do PNG (pronuncia-se ping), formato gráfico proposto por um grupo de especialistas da Internet, que será de uso gratuito.
Tudo começou quando a empresa norte-americana Unisys anunciou, em 29 de dezembro de 94, que cobrará royalties pelo uso do GIF, o mais manjado e usado formato de imagem da Internet. A Unisys tem a patente do LZW, sistema de compressão do GIF. A Compuserve, que introduziu o GIF, desde 87 incentiva seu uso gratuito.
A gritaria contra a Unisys na Internet foi enorme. Para ter uma idéia do tamanho da confusão, a maioria da imagens trocadas na Internet é em GIF. Há milhares de imagens e centenas de aplicativos que teriam de passar a pagar royalties. A Compuserve acabou se mobilizando para criar uma alternativa de formato de domínio público.

O e-mail de NetVox é folha @sol.uniemp.br

Texto Anterior: Primeiro time da MPB revisita Edu Lobo
Próximo Texto: cinco; glossário; netnotas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.