São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diários mostram todo o processo

DO ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

A sequência dos 25 capítulos de "World Cinema" traça uma curva clara. O primeiro é dedicado à rotina na capital internacional do cinema, Hollywood. Do segundo ao décimo, acompanha-se fase por fase a preparação de um filme como produto: roteiro, projeto, escolha da equipe, da locação, filmagem, pós-produção, marketing, lançamento, divulgação em festivais.
Os oito capítulos seguintes enfocam atividades específicas: o produtor, o responsável por financiamentos, os atores, os técnicos, os censores, os críticos, os cineastas de animação e os documentaristas. O sete finais dedicam-se a questões mais amplas: a luta do cinema independente, a batalha das cinematecas e colecionadores pela preservação da memória, o estudo de cinema, as pausas na carreira, as frustrações e algumas reflexões mais genéricas.
Poucos especulam sobre o futuro do cinema. As mais importantes contribuições neste sentido estão curiosamente no primeiro e último capítulos. O roteirista e realizador Michael Tolkin, que adaptou seu romance "O Jogador" para Robert Altman dirigir, abre o livro enaltecendo as maravilhas da edição digitalizada através do AVIS e arrisca que em poucos anos será este o processo rotineiro. Já Peter Greenaway aponta para a ampliação do conceito mesmo de cinema ao definir sua instalação na última Bienal de Veneza como "mega-cinema" ou "filme tridimensional".
O diário mais brilhante de um técnico é o assinado pelo diretor de fotografia Vittorio Storaro, que explica a influência da pintura sobre seu trabalho.
Outras entradas cativam pela qualidade de sua composição. O cineasta chinês Li Shaohong, da mesma geração de Zhang Yimou e Chen Caige, narra sua ansiedade frente ao exame e veto de seu novo roteiro. Por sua vez, o italiano Giuseppe Salvatore ("Mediterrâneo") contagia num texto sobre a euforia de um final de filme bem rodado.

Texto Anterior: Livro resume um dia do cinema no mundo
Próximo Texto: Scorsese grava trilha de 'Época'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.