São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

FHC desautoriza ministro

DA REDAÇÃO E DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Fernando Henrique Cardoso desautorizou o ministro da Fazenda, Pedro Malan, e deu ordens expressas para que ele permitisse ao governo de São Paulo contrair um empréstimo externo de RS 450 milhões.
A autorização ocorreu menos de 24 horas depois de o governador Mário Covas ter jantado com FHC. Covas reclamou do comportamento de Malan ao presidente.
O financiamento, contraído junto ao governo japonês, se destina ao aprofundamento do leito do rio Tietê.
O empréstimo, conseguido ainda pelo ex-governador Luiz Antônio Fleury Filho, já tinha o aval do Senado e dependia apenas da autorização do Ministério da Fazenda.
Segundo Fleury, o ex-presidente Itamar Franco dera ordens expressas para o então ministro Ciro Gomes liberar o empréstimo, o que não foi feito. Na época, Ciro negou essa versão. Em entrevista à Folha em dezembro passado, Fleury afirmava que tão logo Covas assumisse o governo do Estado o Planalto liberaria o empréstimo.
Ontem, em São Paulo, Covas demonstrou irritação com a equipe econômica. "O governo de São Paulo merece uma consideração maior do que ler nos jornais aquilo que vai acontecer", disse.

Banespa
Covas voltou a mostrar discordância em relação à privatização do Banespa, defendida pela equipe de Malan. "Até o governo Montoro, o Banespa foi um dos melhores bancos do país. Não vejo razão para não voltar a sê-lo."

Texto Anterior: Malan vence pressão e nomeia no BB e CEF
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.