São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piloto venceu cinco Mundiais

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

Juan Manuel Fangio é o maior piloto da história da Fórmula 1, o único a deter cinco títulos mundiais na categoria (1951 e de 54 a 57, pelas equipes Alfa Romeo, Maserati-Mercedes e Ferrari).
Mas não é este o número mais impressionante de sua carreira. Fangio participou de apenas 51 GPs de F-1, entre 1950 e 1958, largou na primeira fila em 48 deles e venceu quase a metade, 24.
Para se ter uma idéia, o homem que mais próximo chegou de Fangio, o tetracampeão Alain Prost, precisou correr 199 provas para vencer cerca de um quarto, 51.
Fangio chegou à F-1, em 1950, com 16 anos de experiência no automobilismo. O piloto começou a correr aos 23 anos em provas de longa duração, semelhantes aos atuais ralis. Venceu, por exemplo, a corrida de 6.000 km entre Lima (Peru) e Buenos Aires, em 1939.
Nascido em Balcarce no dia 24 de junho de 1911, Fangio acumula histórias dentro e fora das pistas.
O mais grave acidente em sua carreira aconteceu no GP da Itália de 52, em Monza. Fangio havia dirigido a noite inteira para chegar ao circuito a tempo. Chegou, mas bateu na segunda volta e quebrou o pescoço.
Sofrendo de grave insuficiência renal desde 93, o ex-piloto, que via em Ayrton Senna seu sucessor, hoje não sai mais de casa e, segundo um assistente, alterna momentos de lucidez e inconsciência.

Texto Anterior: Guerrilheiro ficou amigo de Fangio
Próximo Texto: 'A Última Gargalhada' reinventa o cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.