São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'A Fuga' dá vontade de ver primeira versão

CÁSSIO STARLING CARLOS
EDITOR-ADJUNTO DA ILUSTRADA

O festival de remakes que assola a indústria do cinema não conseguiu até agora sequer ombrear com os originais. Na comparação, "A Fuga", policial com o casal Kim Basinger e Alec Baldwin, só tem a perder.
Baseado em um livro de Jim Thompson, "A Fuga" retoma o original feito por Sam Peckimpah, em 1973, que pode ser encontrado nas locadoras com o título "Os Implacáveis".
A idéia da refilmagem partiu do roteirista Walter Hill, que considerava deturpada a versão que Peckimpah fez de seu roteiro. O faz-tudo Roger Donaldson foi convocado para a direção. Basinger e Baldwin toparam a parada não muito fácil de substituir o charme do casal Ali MacGraw e Steve McQueen.
Além de um prólogo explicativo e de cenas de sexo mais tórridas, a trama permanece idêntica. Até os enquadramentos pouco diferem. O que muda mesmo é o tom melancólico que tingia de escuro a ação no filme de Peckimpah.
Em "A Fuga" tudo é muito colorido. O bronzeado de Kim Basinger e o olhar sedutor de Alec Baldwin em momento algum se dispõem a se sujar na lama da vida bandida. Até o caminhão de lixo onde a dupla se mete para se esconder ficou mais clean.
E a sugestão de impotência de Don McCoy, em sua primeira transa com a mulher quando escapa da prisão, desafio ao aspecto macho de McQueen em "Os Implacáveis", resta inconvincente no look new macho de Baldwin.
A reflexão sobre um amor que se solda no crime —que alavancava o sucesso de "Bonnie e Clyde", de Arthur Penn— desaparece aqui para dar lugar a correrias que apenas levantam poeira.

Filme: A Fuga
Direção: Roger Donaldson
Elenco: Kim Basinger, Alec Baldwin
Distribuição: Paris (tel. 011/864-3155)

Texto Anterior: Nem tudo é Almodóvar no cinema espanhol
Próximo Texto: Morre em Nice artista italiano Alberto Burri
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.