São Paulo, quarta-feira, 15 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nem tudo é Almodóvar no cinema espanhol

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem ainda duvida que o bom cinema espanhol contemporâneo se resume à variada obra de Pedro Almodóvar tem a chance de se submeter a três lançamentos recentes —e comprovar que a crise é braba mesmo.
"Dispara!", de Carlos Saura, "Ovos de Ouro", de Bigas Luna, e "O Intruso", de Vicente Aranda, mostram que as melhores cabeças do cinema espanhol estão em busca de modelos próprios para suas obras, mas não fazem idéia de quais caminhos seguir.
O estável casamento da perua Luisa (Victoria Abril) com o dentista Ramiro (Antonio Valero) é sacudido pela chegada de Angel (Imanol Arias), primeiro marido dela e ex-melhor amigo dele.
"Hoje meu passado voltou e me cuspiu nos pés", diz Luisa, como só uma espanhola saberia dizer, após reencontrar Angel, depois de anos, vendendo lenços de papel num sinal de trânsito.
Embora escuro e melodramático, "O Intruso" tem a qualidade de também exibir momentos de bom humor ("Os sábios dizem que um dia virão os chineses e comerão todos os nossos bolos e beberão todas as nossas cocas-colas", diz Angel, por exemplo).
É o humor, aliás, o maior problema de "Ovos de Ouro", uma comédia dramática com cacoetes, mas não as qualidades, de um filme de Almodóvar.
Benito Gonzalez (Javier Bardem), o herói de Bigas Luna, gosta de mulheres, muitas ao mesmo tempo, e também de Rolex, Julio Iglesias e Salvador Dalí.
O diretor narra a ascensão e queda de Gonzalez com requintes de crueldade e humor negro.
O filme desanda com frequência porque, diferentemente de Almodóvar, Bigas Lunas parece ser um cínico que apenas tem desprezo por seus personagens —o que os deixa ridículos, sem nuanças.
"Dispara!", de Carlos Saura, é o mais insosso dos três. Jornalista entediado, Marcos (Antonio Banderas) vai fazer uma reportagem chatérrima num circo e se apaixona pela atiradora do local, a deslumbrante Anna (Francesca Neri).
Além dos diálogos pobres ("Seguirei você até o inferno", Marcos diz, sério, a Anna), a câmera de Saura parece estar sempre no pior lugar possível —só não consegue enfear os dois protagonistas.

Filme: "O Intruso"
Direção: Vicente Aranda
Elenco: Victoria Abril, Imanol Arias, Antonio Valero
Distribuição: Top Tape (tel. 011/826-3066)

Filme: "Ovos de Ouro"
Direção: Bigas Luna
Elenco: Javier Bardem, Maribel Verdú, Raquel Bianca, Maria de Medeiros
Distribuição: Vídeo Arte do Brasil (tel. 011/575-6996)

Filme: "Dispara!"
Direção: Carlos Saura
Elenco: Antonio Banderas, Francesca Neri
Distribuição: New Line (tel. 011/220-8601)

Texto Anterior: 'A Última Gargalhada' reinventa o cinema
Próximo Texto: 'A Fuga' dá vontade de ver primeira versão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.