São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leptospirose matou 9 no Estado de São Paulo desde o início do ano

DA REPORTAGEM LOCAL

Nove pessoas já morreram com sintomas de leptospirose no Estado de São Paulo desde o início deste ano.
O óbito mais recente foi registrado na terça-feira passada, no bairro do Butantã (zona oeste de São Paulo).
Em todo o Estado, o número total de doentes chega a 184, dos quais 89 em São Paulo, 22 na região de Sorocaba e 19 na Baixada Santista. Na Grande São Paulo, há 39 casos, a maior parte deles, 12, em Osasco.
Em São Paulo, a maior parte dos registros vem de regiões que costumam ser inundadas por córregos durante as chuvas, como Santo Amaro, com 23 doentes, Penha, com 17, e Mandaqui, com 13.
A Secretaria Estadual da Saúde recomenda cuidados especiais com frutas, verduras e legumes, devido às chuvas do início do mês.
A bactéria leptospira, transmitida pela urina de rato, encontra condições favoráveis de sobrevivência na lama e água de enchentes. O contágio acontece através do contato da pele com água ou lama contaminada.
Os consumidores devem selecionar hortigranjeiros com boa aparência, lavá-los em água tratada e deixá-los imersos por 30 minutos em uma vasilha com solução clorada (uma colher de água sanitária para cada litro de água).
Depois da imersão, deve-se enxaguar.

Texto Anterior: Polícia diz que chacinas em SP foram vingança
Próximo Texto: Saúde de Rio Preto confirma 14 novos casos de dengue na cidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.