São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wilder molda a surpresa

MARCELO REZENDE
DA REDAÇÃO

O Billy Wilder que a Globo exibe hoje, às 2h45 ("Amantes à Italiana"), faz parte da fase final do diretor. No ínicio da década de 70, o cineasta austríaco pretere a América e faz da Itália seu cenário, para contar duas histórias de amor: uma que começa e outra que chega ao seu fim.
No cinema de Wilder, a idéia de um fim é mais que uma consequência lógica. A primeira informação que sabemos de um homem e de uma mulher, logo no início do filme, é que estão mortos. Assim seus respectivos filhos (Jack Lemmon e Julliet Mills) se defrontam com o segundo espanto: a de que seus pais eram amantes.
Na procura de saber o quê, como ou quanto é que um outro casal se forma. De uma maneira tortuosa, perigosa ou divertida, uma mulher, ao mesmo tempo que descobre quem era sua mãe, descobre também o homem que está agora ao seu lado.
Se existe uma herança de seus outros filmes, é a idéia da diversão no acontecimento, em um primeiro momento, lúgubre. No homem que tenta trair sua mulher em "Quanto Mais Quente Melhor" até a estreita relação de amizade entre um suicida e um assassino profissional em "Amigos, Amigos, Negócios à Parte", seu último filme.
Suas comédias funcionam, então, por sua capacidade em trabalhar em um território de enganos e transformar o trágico em um riso ensolarado. Criando assim um cinema de pura surpresa. Ou, como neste caso, de um aflitivo divertimento.
(MR)

Texto Anterior: Filme revive a mística de John Coltrane
Próximo Texto: "Smoke" é o novo favorito em Berlim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.