São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filme esvazia emotividade com efeitos gratuitos

DA REDAÇÃO

Filme: O Profissional
Produção: França, 1994
Direção: Luc Besson
Elenco: Jean Reno, Gary Oldman, Danny Aiello e Natalie Portman
Onde: a partir de hoje nos cines Gazetinha, Comodoro e Eldorado 1

O filme "O Profissional", de Luc Besson, chega aos cinemas ao lado de "Rosas Selvagens", de André Téchiné (leia texto à pág. 5-1). O que os torna comum é o fato, óbvio, de sua origem francesa. E o que os separa é também essa obviedade.
Se a marca do cinema de Téchiné é a contenção, a de Besson é seu extremo oposto. Só acontece através do efeito gratuito.
"O Profissional" mostra a história de Leon, um imigrante italiano que vive em Nova York e que tem como profissão o assassinato. Ele é o homem encarregado de exterminar aqueles que incomodam as famílias da Máfia.
A vida de Leon prossegue então em pleno isolamento. A única relação afetiva que consegue criar é com uma planta. Sua rotina se altera apenas no dia em que abriga uma menina de 12 anos que perdeu sua família, assassinada por um grupo de policiais corruptos.
O novo filme de Besson, acredita-se então, é um filme de ação. Um pouco à moda de "Nikita", seu trabalho de maior sucesso, com seus tiros e explosões filmados como uma valsa. Mas "O Profissional" é também, como o próprio Besson gosta de afirmar, uma história de amor com dois tipos contrários.
Mas em Besson a inocente menina é alguém que deseja mais do que tudo aprender a matar pessoas. E o assassino é um homem que aspira ter alguém para amar.
Como sempre em seu cinema, uma história pretensamente emotiva é contada de forma esvaziada. O amor, nos filmes de Besson, se resume apenas à paixão pelo efeito fácil. E terrivelmente gratuito.

Texto Anterior: Besson prefere médicos a Godard
Próximo Texto: "Pulp Fiction" de Tarantino tem pré-estréia amanhã à meia-noite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.