São Paulo, sábado, 18 de fevereiro de 1995
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Nova geração de modelos brasileiros brilha em silêncio

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

O comentado desfile de Jorge Kaufmann, semana passada no Phytoervas Fashion, e o lançamento da Bavardage na última terça, trouxeram aos olhos do público de moda em São Paulo uma nova onda de modelos masculinos. Como denominador, o padrão tipo exportação que leva os meninos brasileiros a empreender tão impressionantes quanto silenciosas carreiras no mercado internacional.
No casting da Ellus e nos três dias do Phytoervas Fashion, com destaque na apresentação de Jorge Kaufmann, Fábio Ghirardelli, 26, promete ser a estrela da temporada. Natural de Ribeirão Preto, a 319 km ao norte de São Paulo, Fábio mora há sete anos em Paris.
Depois de trabalhos para Armani, Dries Van Noten e Donna Karan, foi depois da capa da revista "Vogue" masculina fotografada por Mondino —em que aparece pintado de palhaço, que sua carreira explodiu, ano passado. "Foi um grande estalo", conta Fábio.
Por aqui, seu próximo passo é o novo livro-catálogo da marca Forum, que vai detonar o outono-inverno da marca em todo o Brasili em que aparece ao lado da modelo brasileira Silvia Pintor (também radicada em Paris). "Gostei do Fábio porque ele tem essa coisa latina, forte, máscula", explica Tufi Duek, proprietário da Forum, que também atribui o sucesso do modelo ao seu look de "garoto da vizinhança", um 'boy-next-door'.
Pelo mesmo caminho vai Sandro Pereira, 21, paulistano do bairro da Mooca. Há dois anos na profissão, Sandro viveu lances de Cinderela em novembro último, em NY. Ao chegar para um teste no mesmo edifício em que, coincidentemente, trabalhava o top fotógrafo Steven Meisel, Sandro foi visto na portaria por seu assistente. Convidado a subir, Sandro mostrou book, fez uma polaroid e no mesmo instante foi convidado por Meisel para a nova campanha da Calvin Klein, ao lado de Kate Moss. O resultado já está na "Harper's Bazaar" de março.
Reinaldo Holzchuh, 21, mora há apenas sete meses em Nova York. Fez Armani e a campanha de Gianni Versace assinada por Avedon e também seus desfiles. "Os modelos masculinos fazem mais trabalhos lá fora porque o mercado é mais aquecido", justifica Ana Paiva, 28, diretora de new faces da agência Elite.
Por aqui, a coisa está apenas começando. Parte da novíssima leva são os modelos André Coelho, Marcelo Mojica, Marcos Luko e Rodrigo Piva. Descoberto pelo fotógrafo Miro, na rua, Rodrigo Piva saiu de Mogi das Cruzes (50 km a leste de SP) e hoje, aos 19 anos, pode ser visto em três campanhas na TV (a da Omino é martelada na MTV). É também um dos favoritos dos novos fotógrafos. "Ele é perfeito", exulta Cristiano, 29. "Trabalhar com o Rodrigo nunca dá errado".

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