São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ivete Sangalo vai puxar os blocos "Adão" e "Corujas"

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Pelo terceiro ano consecutivo, a cantora Daniela Mercury, 29, deve ser a maior estrela do Carnaval de Salvador (BA).
A musa do "axé-music" comandará o trio elétrico "Os Internacionais" de domingo a terça—feira de Carnaval.
Mas a cantora que promete ser a grande revelação do Carnaval baiano este ano é Ivete Sangalo, da banda Eva.
Ela ofuscou a revelação do ano passado, Simone Moreno, que neste Carnaval se apresentará em trios alternativos.
Ivete Sangalo também vai puxar blocos alternativos, o "Adão" e o"Corujas", que vão se apresentar na orla, entre a quinta-feira e o domingo. Duas músicas gravadas por ela —"Flores" e "Alô, Paixão"— estão entre as mais executadas pelas emissoras de rádio da Bahia.
Já as principais músicas a serem interpretadas por Daniela Mercury durante a folia fazem parte do disco "Música de Rua". Desde que foi lançado, o disco vendeu quase um milhão de cópias no Brasil e em alguns países da América do Sul.
Apesar disso, a "axé-music" não vai reinar sozinha este ano na Bahia. O grupo "Gerasamba" e o bloco "Araketu" são as grandes sensações do verão em Salvador.
Cerca de 10 mil pessoas assistem em média os ensaios semanais do "Gerasamba", na orla da capital baiana. O grupo, que vai comandar o Carnaval do bloco alternativo "Pressão", tem duas músicas —"Tomaz do Sul" e "Trenzinho da Sacanagem"— incluídas entre as mais executadas nas rádios baianas há cinco meses.
Outra música muito executada na Bahia é "Araketu é Bom Demais", do bloco Araketu. No Carnaval, o Araketu vai animar a folia dos blocos alternativos "Nana Pipoca" e "Corujas".
O pagode passou a ser, ao lado do "axé-music", um dos principais ritmos do Carnaval baiano.
Há seis meses, a música mais executada em todas as emissoras de rádio de Salvador é um pagode.
Gravada por Tonho Matéria, "Jhaco" transformou-se no grande "hit" do verão baiano.
"O pagode finalmente conquistou uma grande legião de admiradores", disse Tonho Matéria.
As músicas "Tomaz do Sul" e "Trenzinho da Sacanagem", gravadas pelo grupo "Gerasamba", também estão entre as mais executadas.
A coreografia das duas músicas sugere movimentos sensuais. "As músicas revelam o jeito contagiante do baiano", disse a professora mineira Ana Cláudia Sampaio, 27.
Os dois maiores blocos afro da Bahia, o Olodum e o Ilê-Ayiê, vão manter a tradição. Durante o desfile vão apresentar músicas de origem africana e de protesto.

Texto Anterior: Mulheres são 25% dos casos de Aids em SP
Próximo Texto: Catarinenses criam blocos 'impermeáveis'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.