São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reduza o custo do seguro de seu carro

VERA BUENO DE AZEVEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

O preço do seguro de automóvel dobrou em 94. Mas como comprar um veículo novo representa um investimento alto, deixá-lo sem garantia é um risco elevado.
Existem, entretanto, formas de tornar o seguro de seu carro mais barato. Em alguns casos, você nem precisa abrir mão de coberturas, diz o consultor de seguros Antonio Penteado Mendonça.
Instalando equipamentos contra roubo, como alarmes sonoros, corta-combustível etc., você pode obter desconto em torno de 5%.
Mas, segundo o corretor Daniel de Souza, é preciso pesquisar, pois não são todas as empresas que oferecem esse benefício.
Saiba ainda que algumas seguradoras reduzem o preço de apólices de veículos novos (com até três anos). Isto porque, se houver uma batida, o conserto fica mais barato, já que as peças são novas e resistem mais ao impacto.
Outra dica é dirigir com cuidado, evitando colisões. Se não usar o seguro, a cada renovação você ganha um bônus (desconto no preço da apólice), que começa com 10% e vai até 30% do valor total.
Se você trabalha em uma empresa com muitos funcionários, é possível fazer uma apólice coletiva, que pode reduzir o preço do seguro em 15%, em média.
Nesse caso, um corretor intermedia a operação. Ele verifica quantos empregados querem segurar seus carros. Quanto maior o número de veículos incluídos na apólice, menor é o seu custo.
Depois, faz uma pesquisa entre diversas seguradoras, para saber qual a que oferece mais vantagens, no preço, nas condições de pagamento e na qualidade dos serviços. Em geral, essas apólices incluem também outros benefícios, como guincho grátis, chaveiro etc.
Finalmente, quem reside em uma cidade e trabalha em outra, deve verificar em qual município é mais vantagem fazer o seguro. Onde a taxa de risco for menor, a apólice também será mais barata, diz Penteado Mendonça.
Embora as apólices considerem que o seguro deve ser feito na cidade onde o veículo é mais utilizado, isto é de difícil comprovação.
Quem mora em Santos e trabalha em São Paulo paga cerca de 50% a menos se fizer a apólice em Santos, diz Penteado Mendonça.
No quadro ao lado você tem outras formas de baratear o seguro de seu carro. Só que vai ter que abrir mão de algumas coberturas.

Texto Anterior: Os juros disparam
Próximo Texto: Alugar casa está mais caro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.