São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sexta-feira é o último dia útil

Este ano, com o Carnaval caindo nos últimos dias do mês, muitas contas vão vencer no dia 24, a próxima sexta-feira.
Os bancos não vão abrir nem segunda nem terça-feira e o expediente para o público na Quarta-Feira de Cinzas será menor que o normal. Os bancos abrirão às 12h e fecharão no horário normal, com um mínimo de três horas de atendimento aos clientes.
O carnê-leão de janeiro, por exemplo, vence na próxima sexta-feira. A tabela de cálculo é a mesma de fevereiro porque agora a correção dos valores é trimestral, acompanhando a Ufir.
Como trata-se de fato gerador já deste ano, as regras das multas por atraso ficaram mais rigorosas.
A multa de 10%, que antes incidia no mês seguinte ao do vencimento, agora vale para o próprio mês. No mês seguinte já é de 20% e no subsequente, de 30%.
Os juros de mora também baseiam-se na taxa média de captação de títulos públicos, atualmente acima de 3% ao mês. Só o juro referente ao próprio mês do pagamento é que será de 1%.
Assim, quem não recolher o carnê-leão de janeiro até a próxima sexta-feira já estará sujeito a multa de 20% e juros de 1% se pagar em março. Não haverá correção porque a Ufir só terá novo valor em 1º de abril.
O carnê-leão de fevereiro tem prazo até o final de março para ser pago, sem qualquer acréscimo.
Outra conta que pode ficar mais cara após a virada do mês é o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da cidade de São Paulo.
Ao contrário do governo do Estado de São Paulo, que não vem alterando o valor da Ufesp, usada no pagamento do IPVA, a prefeitura manteve a atualização mensal da UFM (Unidade Fiscal do Município).
Quem tem vencimento de IPTU no início do mês de março pode antecipar o recolhimento para a próxima sexta-feira e usar uma UFM um pouco mais baixa.

Texto Anterior: Parte do salário é isenta
Próximo Texto: Americano ganha 363% mais que paulistano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.