São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Qual a vantagem de encher pneus com nitrogênio?

Manuel da Rocha Fiúza Branco, Belo Horizonte, MG
Walter Colli, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, responde:
"A pergunta pressupõe que existe vantagem em substituir ar por nitrogênio para encher pneus.
"A menos que exista alguma razão física para isso, o que acho pouco provável, pois os coeficientes de dilatação térmica do oxigênio e nitrogênio são muito parecidos, sob o ponto de vista químico não me parece que haja vantagem significativa nessa operação.
"O coeficiente de dilatação térmica é um número associado à característica de cada material de sofrer dilatações motivadas por variações de temperatura.
"Diferentes materiais podem sofrer três tipos de dilatação: linear (como no caso de um fio de aço), superficial (como uma chapa de metal) ou volumétrica (como no caso dos gases).
"A borracha, em contato com o oxigênio do ar sofre uma reação química extremamente lenta que leva a uma contínua perda de elasticidade em virtude de quebra de duplas ligações e de ligações em pontos de ramificação do polímero.
"Existem polímeros naturais —como o látex, usado para a fabricação da borracha do pneu— e artificiais —como o teflon, usado para o revestimento de utensílios domésticos (panelas).
"Embora o gás nitrogênio esteja em maior concentração na natureza, ele é menos reativo do que o oxigênio.
"No entanto, não seria justificável usar nitrogênio para a pressurização, tendo em vista o tempo de vida médio de uma câmara de pneu, bem como o custo do nitrogênio gasoso, muitos furos acima do custo do ar comprimido, que é virtualmente zero.
"Se a pergunta se referisse a ozônio, cuja concentração aumenta com a altitude, ela teria algum sentido porque essa forma de oxigênio é extremamente reativa.
"Por isso, as tomadas de ar de aviões contêm filtro que transformam ozônio em oxigênio, pois, caso contrário, e rapidamente, sofreriam os passageiros e todas as borrachas do avião."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Falcão usa luz ultravioleta para enxergar rastros de camundongos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.