São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falcão usa luz ultravioleta para enxergar rastros de camundongos

DA REPORTAGEM LOCAL

Demarcar território pode ser um mal negócio. Pelo menos para uma espécie de roedor —o camundongo.
Pesquisadores finlandeses da Universidade de Turku descobriram que as marcas deixadas pelos camundongos são visíveis na luz ultravioleta e que falcões são capazes de "ver" a longa distância essas marcas.
Os cientistas demarcaram uma área com urina de camundongo. Outra área foi marcada, mas depois "lavada".
As áreas forma iluminadas com luz visível e com UV. Os falcões preferiram o local onde havia urina iluminada com UV. As aves gastaram menos tempo sobrevoando a área "lavada iluminada com ultravioleta".
A equipe acredita que os falcões usem a capacidade de detectar a luz ultravioleta para localizar locais de ocorrência dos roedores.
Não se sabe ao certo como essas aves detectam o ultravioleta, entretanto sabe-se que as células ópticas de outras aves também são sensíveis a esse comprimento de onda.
A demarcação territorial com urina ou fezes é importante para muitos mamíferos, como roedores e canídeos (cães e lobos, por exemplo).
Eles usam o "cheiro" para afugentar outros machos ou mesmo para navegarem através de um território conhecido e comunicarem-se entre si.
Populações de camundongos ocasionalmente diminuem radicalmente. Os falcões podem usar a capacidade de detecção para encontrar rapidamente outros bandos de roedores.

Texto Anterior: Ficção define o cientista
Próximo Texto: Qual a vantagem de encher pneus com nitrogênio?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.