São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar um comércio de mármores e granitos?

Sandra Inês Cardillo - São Paulo, SP
O mercado mundial de marmoraria cresce 8% ao ano, apesar das frequentes oscilações de ritmo da construção civil, responsável pela atuação do setor.
De acordo com empresários da área, as reservas exploradas não chegam à metade do potencial das jazidas do país.
O Brasil extrai anualmente cerca de 700 m3 de mármore e granito, o que resulta um movimento de mais de US$ 600 milhões em manufaturados, o que lhe assegura a posição de terceiro maior produtor mundial.
O processo de produção começa com a extração dos blocos das jazidas, de onde saem para as serrarias e são cortados em chapas. Em geral as serrarias funcionam próximas às mineradoras.
A terceira etapa do processo cabe às marmorarias, que cortam e preparam as chapas de acordo com a finalidade desejada. É nesta área que se encontram as maiores oportunidades para pequenas empresas.
O trabalho de corte é feito por uma serra a motor e, finalmente, a peça de mármore ou granito é polida na lustradeira.
A maioria dos empresários do setor informa que o custo dos equipamentos exige um investimento inicial considerável. Mas, existem empresários que reduziram esses custos abrindo um negócio especialmente para instalação de peças de mármore e granito, contando para isso com apenas uma lustradeira.
Assim, é possível optar por montar uma empresa que atue em todas as etapas ou por uma ou mais fases de produção.
Os empresários do ramo não gostam de informar o custo dos equipamentos ou o valor do faturamento mensal do negócio. Entretanto, alguns deles deram a entender que o lucro líquido não é muito substancial (em torno de 5%) para quem produz em pequena escala.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: O QUE É PRECISO PARA FECHAR UMA EMPRESA
Próximo Texto: Mercado para solteiros está em expansão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.