São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Direção quer mudar enfoque de personagens e trama

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Atores a autores da novela das seis da Rede Globo, "Irmãos Coragem", continuam aguardando o anúncio oficial da já comentada mudança de enfoque de alguns personagens.
Com audiência baixa —oscilando em torno dos 30 pontos—, o remake da trama de Janete Clair virou uma dor de cabeça para a direção da emissora, que estuda medidas de emergência para salvar a novela.
A crise já causou a demissão do assistente de direção Mauro Mendonça Filho, e o abandono da estética cinematográfica do ex-diretor-geral, Luiz Fernando Carvalho, que se afastou para se dedicar à outra produção da emissora, "O Rei do Gado", de Benedito Ruy Barbosa.
Além disso, o vice-presidente de operações da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ordenou a mudança de enfoque da trama —centrada no universo masculino.
Quando foi exibida pela primeira vez em 1970, no horário das 20h, o texto de Janete Clair procurava atrair o público masculino ao contar uma história de garimpo baseada em três personagens homens.
Agora, exibida em um horário em que predominam telespectadores mulheres e crianças, o fracasso de audiência levou a emissora a estudar o reforço das personagens. Mas ainda nada foi oficialmente decidido.
"Por enquanto, nenhuma orientação nova foi dada", diz um dos autores, o poeta Ferreira Gullar. A atriz Gabriela Duarte, 20, que interpreta a personagem Ritinha, afirma que também nada sabe.
Na primeira versão, sua personagem saiu de cena no meio da novela, pois a atriz Regina Duarte —mãe de Gabriela— foi chamada para estrelar "Minha Doce Namorada". No "remake", Ritinha poderá continuar até o final da trama.
"A Ritinha deverá ficar mais enérgica. Acho interessante essa coisa de buscar mais o lado feminino, para mostrar um pouco dessa força da mulher", diz Gabriela.

Texto Anterior: Ex-vilão gosta de interpretar mocinho
Próximo Texto: Para Rita Guedes, a paixão absolve a mau-caráter Paula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.