São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Rita Guedes, a paixão absolve a mau-caráter Paula

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A atriz Rita Guedes acredita que todo mundo tem seu lado bom, e isso inclui a mau-caráter e malandra —segundo sua própria definição— Paula, personagem que vive atualmente no remake de "Irmãos Coragem", da Rede Globo.
Para a atriz, Paula só não é totalmente ruim porque o que a move a mentir e humilhar os outros —entre outras maldades que faz— é o seu amor pelo jogador Duda, interpretado por Marcos Winter.
"A Paula sofre por não conseguir ficar com o Duda, e por ele usa suas mentiras, mas só faz isso porque ama."
Aos 23 anos e em sua terceira novela global, Rita diz que precisou fazer alguns ajustes na interpretação de Paula, que no início, segundo ela, estava "meio desleixada, quase masculina".
Quem deu esse toque à ela foi sua mãe, Marides Guedes, que até se casar fez novelas de rádio e hoje vive em Catanduva, interior de São Paulo, onde Rita nasceu.
"Depois do que minha mãe disse, procurei desenvolver mais a sensualidade de Paula, inclusive na postura e nos gestos. Acho que assim ficou melhor", conta a atriz.
Paula não é a primeira personagem de Rita do tipo "bonitinha mas ordinária", que parece a perseguir em sua carreira televisiva.
Em 92, na novela "Despedida de Solteiro", ela foi Bianca, uma menina sem personalidade que aprendeu a ser má com a mãe, vivida pela atriz Ana Rosa.
Mesmo em "Olho no Olho" (Globo, 93), em que viveu uma jovem ingênua e romântica, o lado "Paula" aparecia quando o paranormal Alef (Felipe Folgosi) a atingia com seus raios.
"Não tenho problemas com esse tipo de personagem porque as que eu fiz não eram superficiais nem fúteis, apesar de más".
Ela não diz qual será o desfecho do triângulo que vive em "Irmãos Coragem", onde disputa com Ritinha (Gabriela Duarte) o amor de Duda, mas acha que Paula parece estar perdendo o juízo de vez.
"Ela está vendo que suas artimanhas não estão tendo efeito e, pelo jeito, vai acabar pirando."
As alterações que "Irmãos Coragem" deve sofrer com a saída do diretor Luiz Fernando Carvalho —conhecido por usar recursos televisivos sofisticados— não preocupam Rita, que diz confiar nas pessoas que comandam a novela.
Ela só estranha o horário em que o remake de Janete Clair vai ao ar. "Para mim, é evidente que essa é uma novela das oito."
Depois de quase casar no ano passado —"minha única namorada atualmente é a Paula"— Rita divide seu tempo entre as gravações na Globo e aulas de dança.
Nos fins-de-semana, ela concilia trabalho e lazer como convidada em bailes pelo Brasil, onde ganha muitas cantadas e —claro— um belo cachê.

Texto Anterior: Direção quer mudar enfoque de personagens e trama
Próximo Texto: Em 'Você Decide', atriz escapou do estereótipo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.