São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
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Veja as novas opções em carros pequenos

RICARDO CARVALHO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Veículos comparou modelos do segmento de carros pequenos, nacionais e importados. Entre eles, quatro lançamentos. Importado da Espanha pela Ford, o Fiesta foi o primeiro a chegar —começou a ser vendido nas lojas no início deste mês.
A partir de março, a faixa de mercado mais disputada ganha mais três concorrentes —o coreano Hyundai Accent e os japoneses Subaru Vivio e Daihatsu Cuore.
Todos situados na faixa abaixo de R$ 12 mil (nas versões básicas) e concorrentes —em preço— dos nacionais Uno CS 1.5, Corsa GL 1.4 e Gol CLi 1.6 —o Escort Hobby 1.6 deixou de ser comercializado com a chegada do Fiesta.
Renault Twingo, que custa acima de R$ 13,8 mil, é o mais caro entre os modelos do segmento.
Com 4,11 metros e porta-malas destacado da carroceria, o Accent (sedã de duas e quatro portas) oferece boa relação custo/benefício.
Seu motor é o mais potente (de 82 cv, na versão de 1.300 cm3) de sua categoria.
O grande trunfo dos nacionais é ter mecânica já conhecida, peças mais disponíveis e assistência técnica em qualquer ponto do país.
Entre os modelos pequenos, Fiesta e Accent dispõem de melhor aproveitamento do espaço. Possuem porta-malas grande e abrigam cinco passageiros com relativo conforto.
Subaru Vivio e Daihatsu Cuore podem ser enquadrados na categoria de minicarros, supereconômicos, indicados para o uso urbano.
Os dois têm motores pequenos (veja ficha técnica dos modelos no quadro abaixo), espaço interno bastante limitado —para quatro pessoas, no máximo— e porta-malas de dimensões reduzidas.
Com cerca de 3,3 metros, Vivio e Cuore são fáceis de manobrar e estacionar. Ambos possuem 44 cv de potência e injeção eletrônica multiponto.
Em 96, devem chegar ao mercado mais dois minicarros, o coreano Daewoo Tico (previsto para abril do próximo ano) e o russo Lada Oka. O Tico tem preço inicial estimado em R$ 7,6 mil e o Oka em R$ 5,5 mil.
Esses valores devem ser revistos pelos representantes oficiais das duas marcas em função dos custos, demanda do mercado e do Imposto de Importação.
A Lada vai receber algumas unidades do Oka em maio próximo para avaliação de mercado e testes. Se o modelo tiver boa receptividade, deve estrear no início de 96.

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Sobre mercado de pequenos na página 8-2

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