São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

General Motors faz 70 anos de Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

A General Motors do Brasil completou em janeiro último 70 anos de atividades no Brasil.
A marca norte-americana começou a montar no país veículos importados dos EUA em 1925, em galpões alugados no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
Pequenos caminhões chegavam completamente desmontados e eram montados no Brasil a uma velocidade de 25 veículos por dia. Hoje a produção da GM no país ultrapassa mil veículos/dia.
A construção da primeira fábrica se deu dois anos mais tarde, em São Caetano do Sul, na região do ABCD, na grande São Paulo.
Em 1932, a marca deu os primeiros passos em direção à nacionalização de seus modelos no país. Neste ano, a montadora produziu o primeiro ônibus com carroceria inteiramente fabricada no Brasil.
Os primeiros equipamentos automotivos produzidos pela marca foram desenvolvidos durante a Segunda Guerra, quando a montadora prestou auxílio para as Forças Armadas, produzindo veículos bélicos.
Molas e baterias passaram a ser produzidas na fábrica de São Caetano do Sul e equipavam os veículos saídos da linha de montagem.
Foi em 1956 que a GM apresentou um plano mais ousado de nacionalização, propondo a fabricação de caminhões Chevrolet no país. Neste mesmo ano, começa a construção de uma fábrica de motores em São José dos Campos (100 km a nordeste de São Paulo).
Com duas linhas de montagens instaladas no país, a GM passa a idealizar um veículo de passageiros a partir de 1966 e em 1968 foi apresentado ao público aquele que seria o campeão de vendas da marca, o Opala.

Carros de passeio
O primeiro automóvel GM no Brasil só parou de ser produzido em 1992, depois de 24 anos, substituído pelo Omega. Nesse período, foram vendidas mais de 1 milhão de unidades do Opala.
Em 1973, a marca lançou o Chevette, que permaneceu em linha durante 21 anos, dando lugar ao Corsa.
O primeiro carro concebido dentro do conceito de "carro mundial" foi em 1982, com a chegada do Monza, lançado no Brasil e na Alemanha, pela Opel, divisão da GM na Europa.

Texto Anterior: Peugeot faz 1 milhão de unidades do 106; Fiat Duna é o mais vendido na Argentina; GM muda fábrica do Kadett e Ipanema; Paraná terá shopping automotivo completo; Jarumby vai vender carros da marca Fiat; Empresas apresentam inédito 'ônibus-trem'; Filme vai mostrar carro secreto da BMW
Próximo Texto: Peugeot 106 tem charme e motor 1.000 bem valente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.