São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pílula anticoncepcional não afeta crescimento

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O uso da pílula anticoncepcional não interfere no crescimento das meninas. Nas últimas décadas, a precocidade da puberdade acelerou o início da vida sexual e do uso de métodos anticoncepcionais.
Apesar de as pílulas serem compostas por hormônios femininos (como os estrógenos), a dosagem é insuficiente para bloquear a atividade dos centros de crescimento dos ossos longos.
Laudelino O. Ramos, da Clínica Ginecológica do HC da USP, explica que é necessária uma quantidade dez vezes maior de hormônio para deter essa atividade.

Fertilidade
Os primeiros ciclos menstruais de muitas adolescentes ainda não são férteis.
No primeiro ano após o início da menstruação, até 50% das garotas podem ter ciclos em que um óvulo não é liberado. A causa desse fenômeno é a imaturidade do sistema hormonal.
Ramos alerta que mesmo nessa fase existe o risco de gravidez pela possibilidade dos ciclos passarem a ser férteis sem um "aviso prévio" e, portanto, é imperativo o emprego de algum método eficaz de anticoncepcção.
O aparecimento das cólicas menstruais é um sinal de que o sistema reprodutor feminino começa a atingir a maturidade.
Estatisticamente, são necessários seis anos após a primeira menstruação para que 95% das garotas estejam tendo ciclos férteis.
Nos países em que, historicamente, a necessidade de anticoncepção é encarada de uma forma mais natural, o número de gestações na puberdade é baixo.
Na Holanda, essa taxa (durante um ano) é de 14 gestações em mil adolescentes. Nos Estados Unidos, esse valor ainda é considerado elevado —cerca de 95 gestações em cada mil adolescentes.
(JB)

Texto Anterior: Jovem contou nos dedos dias que faltavam para menstruar
Próximo Texto: Fundação pesquisa doenças cardiológicas; O NÚMERO; A FRASE; Doença neurológica tem novo tratamento; Medicamentos não combatem malária; Alterações no clima danifica saúde de idosos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.