São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
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Vendas de Coca-Cola explodem na China

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

A China, embebida nas reformas pró-capitalismo, se transformou num dos mercados de expansão mais rápida no planeta para a Coca-Cola. Suas vendas no ano passado cresceram 62% comparadas com 1993.
Em 1994, os chineses consumiram o equivalente a 135 milhões de caixas de Coca-Cola, cada uma com 24 unidades. São 3,24 bilhões de garrafas, quase três para cada habitante do país mais populoso do mundo, segundo o "China Daily", jornal oficial.
Com essa ofensiva, o investimento total da Coca-Cola até 1996 deve saltar para US$ 500 milhões e a companhia também espera aumentar a fatia do mercado que ocupa atualmente.
Ela detém 18% das vendas de refrigerantes, numa concorrência acirrada com a Pepsi e outras marcas estrangeiras ou chinesas.
A empresa, que opera na China em cooperação com parceiros chineses, já conta com mais de 97% de sua matéria-prima produzida em fábricas locais. A principal unidade de produção desses ingredientes se localiza em Xangai, a maior cidade da China.
Para se avaliar o entusiasmo da Coca-Cola com a China, basta comparar o crescimento de consumo de 62% do ano passado com a mesma cifra em escalas diferentes. As vendas no planeta aumentaram 11% e na chamada região asiática do Pacífico, 12%.

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