São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para quem quiser limpar o chão lá fora

MARCELO PAIVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Acho legítima a fantasia secreta de pencas de patrícios que planejam morar no exterior, conhecer outra língua, outro país, atravessar os limites do estreito provincianismo brasileiro ou conviver com as neuroses e histerias de outros povos. Então, pegue lápis e papel e cruze os dedos. Está no ar a loteria do "green card" (documento equivalente ao visto de residência permanente, que dá o direito de trabalhar nos Estados Unidos).
Isto é uma doideira sem tamanho: acabam de aprovar leis restringindo os direitos de imigrantes ilegais, acabam de reforçar a guarda na fronteira com o México, mas acabam de abrir as inscrições para a loteria do "green card"; o Departamento do Estado está imprimindo 50 mil vistos de residência permanente que serão sorteados a nativos de países com baixa taxa de imigração para os Estados Unidos.
A explicação é simples. Não podem escancarar as fronteiras pois vira zona. Mas quem vai lavar as privadas, limpar o chão da cozinha, subir em andaimes, consertar os esgotos, carregar pianos etc.? "Nosotros", ora bolas! Pagando...
Quem não pode se inscrever: canadenses, chineses, colombianos, indianos, jamaicanos, mexicanos, filipinos, coreanos, vietnamitas e salvadorenhos. Quem pode? Você, brasileiro, e "ustedes", argentino, uruguaio, chileno etc. Basta ter o Segundo Grau completo ou ter trabalhado como técnico por dois anos. Quando concorrer? Sua inscrição deve chegar até o dia 1º de março. Como concorrer? Não existe nenhum formulário. Basta escrever com letra legível numa folha de papel sulfite:
— Nome completo, com o sobrenome em primeiro e sublinhado;
— Data do nascimento (em inglês);
— Local de nascimento (cidade, Estado e país);
— Nome da mulher ou filhos que também queiram emigrar;
— Seu endereço;
— Sua nacionalidade;
No topo do lado esquerdo do envelope escreva novamente sua nacionalidade e o remetente e envie para:
DV-96 Program
National Visa Center
Portsmouth, NH 00211
EUA.
Os vencedores serão notificados no dia 1º de julho. Mais informações, ligue para (001-202) 663-1600.
A má notícia: aumentou em janeiro a taxa de desemprego nos Estados Unidos. Fica por sua conta, "hermano".

MARCELO RUBENS PAIVA está em San Francisco (EUA) como bolsista da Knight Fellowship, na Universidade de Stanford.

Texto Anterior: Altura decide vaga em times
Próximo Texto: ONU comemora 50 anos com filme sobre adolescente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.