São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Escritor fez crítica de rock

DA REPORTAGEM LOCAL

Embora esteja estreando no romance, o português Miguel Esteves Cardoso, 39, não é propriamente um iniciante.
Escreveu poesia, ensaio, crítica e, sobretudo, crônicas, gênero em que publicou quatro livros: "A Causa das Coisas", "Os Meus Problemas", "As Minhas Aventuras na República Portuguesa" e "Último Volume" —todos editados pela Assírio & Alvim.
Crítico severo do que ele chama de "desintegração de Portugal na Comunidade Européia", Cardoso tem traçado com suas crônicas um amplo painel da cultura e dos hábitos portugueses contemporâneos.
Seus temas são os mais variados: das manias da classe média de Lisboa às novidades tecnológicas, passando por eventos da cultura pop, pelo futebol e pela "alta literatura".
Cardoso é um profundo conhecedor de música pop e rock. Publicou um volume, "Escrítica Pop", reunindo as suas críticas, que cobrem sobretudo o período do fim dos anos 70 e começo da década de 80.
Fenômeno de vendas, prestígio e popularidade em seu país, Cardoso estranhamente não interessou até agora às editoras brasileiras. A imprensa, em todo caso, chegou primeiro: ele é colaborador da revista mensal "General".
Em novembro do ano passado, Cardoso esteve em São Paulo. Participou da Feira do Livro Português, no Centro Cultural São Paulo, e deu uma palestra, promovida pela Folha.

Texto Anterior: Humor ibérico ;Fala lusitana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.