São Paulo, terça-feira, 21 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Línguas européias nasceram perto de rio ucraniano, diz pesquisador

CLÁUDIO CSILLAG
DO ENVIADO ESPECIAL

A maioria das línguas ocidentais nasceu a partir das margens do rio Dniéper, na atual Ucrânia. "Mais precisamente, do lado oriental do rio", afirmou David Anthony, antropólogo do Hartwick College, em Nova York, ontem em Atlanta.
Segundo o cientista, a região em torno desse rio, com área similar à da Espanha, pode ser considerada a fronteira linguística da Europa. "E a gente pode inferir, mas sem tanta segurança, que é a fronteira étnica também", disse Anthony à Folha.
Nessa área, entre 5.000 e 3.500 a.C., vivia uma civilização menos evoluída que outras, mas que, por ser mais numerosa, acabou sobrevivendo.
Anthony baseou seu estudo, ainda não publicado em revistas técnicas, em dois tipos de dados.
Primeiro, na análise dos idiomas. Através de semelhanças entre palavras, ele identificou as línguas precursoras das atuais. Cruzando os resultados dessa análise com dados geográficos, ele localizou grosseiramente o berço dos idiomas nas estepes ucranianas.
Até aí, nada de novo. Esse mapeamento já era consensual. Mas Anthony, especialista na evolução dos transportes, acrescentou dados da velocidade de difusão do idioma ao rastreamento linguístico.
Anthony anunciou em 1991 que o homem começou a montar cavalos, na região, há 6.000 anos.
Agora ele descobriu que há 5.000 anos surgiram os primeiros veículos de tração.
Pela distribuição geográfica dos achados, ele diz ter localizado o berço das línguas.
(CCs)

Texto Anterior: Contato com a Ásia era maior
Próximo Texto: Pílula do dia seguinte pode atacar câncer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.