São Paulo, terça-feira, 21 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pílula do dia seguinte pode atacar câncer

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A pílula RU-486, conhecida como "pílula do dia seguinte", pode combater o câncer no ovário, sugerem pesquisas divulgadas no Congresso da Sociedade de Oncologia Ginecológica, em San Francisco (EUA).
Como abortivo, a pílula RU-486 é usada em países europeus está sendo testada nos EUA.
Pesquisadores da Universidade de Medicina e Odontologia de Nova Jersey (EUA) afirmaram que a droga foi capaz, em laboratório, de inibir o crescimento de células de câncer ovariano.
Segundo Faina Rose, chefe das pesquisas, ela foi eficaz no combate ao câncer tanto sozinha quanto em combinação com duas outras (tamoxifen e taxol).
"Os dados sugerem um possível uso (da droga) sozinha ou em combinação com o tamoxifen para o tratamento do câncer ovariano", concluíram os pesquisadores.
Segundo Rose, a droga reduziu a propagação do câncer e matou células tumorais, quando usada em diferentes concentrações.

Colo do útero
Pesquisadores da Universidade Loyola, em Chicago, divulgaram ontem no mesmo congresso um novo teste sanguíneo capaz de detectar câncer no colo do útero.

Texto Anterior: Línguas européias nasceram perto de rio ucraniano, diz pesquisador
Próximo Texto: Walesa ironiza elogio de Lula ao comunismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.