São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Castelo Rá-Tim-Bum' é exportado para Cuba

ARMANDO ANTENORE
DA REPORTAGEM LOCAL

O infantil "Castelo Rá-Tim-Bum" está chegando à ilha de Fidel. O programa do diretor Cao Hamburguer estréia em Cuba no fim de março.
É a primeira vez que uma série da Cultura cruza as fronteiras do Brasil. Nos últimos anos, a emissora exportou apenas documentários e teleteatros.
O CubaVision, um dos três canais de televisão que estão sob controle do governo cubano, exibirá o "Castelo" às terças e quintas-feiras em horário nobre: das 19h às 19h30.
Uma equipe local com 57 profissionais, incluindo atores e cantores, dublou para o espanhol os 40 primeiros capítulos do programa. A série completa, que a Cultura lançou no Brasil em maio do ano passado, tem 90 episódios.
Os responsáveis pela dublagem procuraram selecionar timbres de vozes parecidos com os originais. Entre os dubladores que trabalham no projeto, está Frank Gonzalez, considerado o melhor de Cuba.
Todas as canções do "Castelo" —compostas por Arnaldo Antunes, Fernando Salem, Hélio Ziskind e Wandi Doratiotto— ganharam letras em castelhano.
As negociações com o CubaVision não envolvem dinheiro. A Cultura cede o programa e, em troca, adquire o direito de vender os 40 episódios dublados para outros países de língua espanhola.
A RTVP, emissora estatal da República Dominicana, intermediou a transação. Por isso, também transmitirá o infantil diariamente, das 18h às 18h30, sem pagar nada.
"O acordo possibilita testar a eficácia do 'Castelo' em sociedades diferentes da brasileira. É o primeiro passo para a série atingir o resto da América Latina", diz Beth Carmona, diretora de programação da Cultura.
O "Castelo Rá-Tim-Bum" tem como público-alvo crianças entre três e seis anos. Recentemente, ganhou medalha de prata no Festival de Nova York.

Texto Anterior: Londres assiste peça brasileira sobre Zumbi
Próximo Texto: Corrêa do Lago prefere franceses
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.