São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

AMD terá concorrente para o Pentium

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A AMD (American Micro Devices), que compete com a Intel na fabricação de microprocessadores —coração e cérebro dos computadores pessoais—, anunciou nos Estados Unidos sua nova geração de componentes.
O K5, nome de projeto do processador que puxa a nova família da AMD, deve chegar ao mercado ainda neste ano. Terá 4 milhões de transistores. O Pentium, o mais rápido processador da Intel, tem 3,1 milhões.
Por esse motivo, a AMD afirma que a futura família K5 deverá ter desempenho 30% superior ao do concorrente.
Baseado em tecnologia RISC (sigla em inglês para computador com conjunto reduzido de instruções), que possibilita mais velocidade de processamento, o K5 tem ainda os mesmos recursos dos chips da série x86, da Intel.
Por causa dessa arquitetura, as futuras máquinas que incorporarem o K5 poderão executar programas desenvolvidos para "Windows" com maior performance e sem necessidade de mudanças no código de instruções de cada software, segundo a AMD.
O K5 pode realizar maior número de instruções por ciclo de operação da máquina e tem capacidade de processar quatro instruções em paralelo.
Além das atuais aplicações em "Windows", a família K5 apresenta características próprias para sistemas operacionais de 32 bits, como o "OS/2", da IBM.

Texto Anterior: 'Circus!' permite explorar o picadeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.