São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas apresentam efeitos especiais

MARIJÔ ZILVETI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os programas que ajudam a fazer desenhos no computador ganham o usuário pelo número de recursos que oferecem. É possível conferir programas importados, ricos em efeitos especiais.
O mais popular, nos EUA, ainda é o "KidPix", que acabou perdendo para os concorrentes em número de opções e efeitos. A preferência pelo "KidPix" deve-se à facilidade de uso. O preço (veja quadro abaixo), no entanto, é um dos pontos negativos.
Nesse ponto, o "Fine Artist", da Microsoft, é imbatível. Reúne todos os recursos dos programas concorrentes e inclui um tutorial que ajuda a orientar o usuário a criar desenhos em três dimensões.
Um dos atrativos desse produto é a criação de impressos, entre eles faixas e buttons. Traz exemplos prontos que podem ter as cores alteradas.
O preço do programa é o mesmo praticado no mercado norte-americano. Um ponto fraco são as explicações, que estão em inglês.
A versão 2 do "KidPix" continua atraindo a garotada. O usuário encontra um recurso interessante para juntar todos os seus desenhos. O programa inclui efeitos especiais de animação e permite a criação de apresentações na tela do computador.
Com o surgimento de novos programas, esse título da Broderbund acabou perdendo para os concorrentes por trazer poucas opções de cores.
Pensando em duas faixas de público, as crianças de três a seis anos e as de seis a nove anos, a Micrografx lançou dois títulos. Ambos incluem caixas de lápis de cera e ganham o usuário pela facilidade de interação.
Cada um vem com pelo menos uma dezena de atividades, que vão de desenhos de ligue-ponto a quebra-cabeças.
Esses programas só funcionam bem em micros com pelo menos 8 Mbytes de memória. Em um micro com memória de 4 Mbytes, a criança pode sentir-se frustrada porque não é possível ter na tela mais de um desenho.
As diversas maneiras de apagar o desenho, com bombas e formas geométricas, transformam a arte de desenhar em uma brincadeira.

Texto Anterior: Físico consegue achar vilão do ciberespaço
Próximo Texto: CONHEÇA ALGUNS PROGRAMAS PARA PINTAR O SETE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.