São Paulo, quarta-feira, 22 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chanceler peruano agradece FHC por mediação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Conselho de Ministros e ministro das Relações Exteriores do Peru, Efrain Goldenberg, iniciou por Brasília uma série de visitas que fará aos países-garantes do Protocolo do Rio.
Ontem, durante meia hora, ele esteve reunido com o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Os encontros têm como objetivo transmitir aos governos o agradecimento pelos esforços realizados durante o conflito armado com o Equador. Além de FHC, Goldenberg encontrou-se ontem com o chanceler Luiz Felipe Lampreia.
O ministro peruano segue depois para a Argentina, Chile e Estados Unidos (países avalistas do Protocolo do Rio de 1942).
Ontem, partiu da Base Aérea de Brasília, às 7h, em um avião Hércules, a primeira equipe de 12 observadores que vai visitar o local do conflito.
Os observadores brasileiros, argentinos, chilenos e norte-americanos chegaram ontem mesmo a Cuenca, a 450 km de Quito, a capital do Equador. Eles são chefiados pelo general brasileiro Ariel Pereira da Fonseca.
" Acredito que poderemos conseguir o final definitivo das hostilidades", disse Fonseca.
Eles foram recebidos no aeroporto por autoridades diplomáticas e militares do Equador, assim como pelos embaixadores em Quito de seus respectivos países.
Pouco após a chegada, os observadores foram para Patuca, a cidade equatoriana mais próxima da região de conflito.
O embaixador do Equador, Cesar Valdiviero, disse na Base Aérea de Brasília que o Alto Comando do seu país contabiliza oficialmente 11 mortos no conflito armado com o Peru.
Segundo o embaixador, até agora nenhum dos dois países retirou suas tropas do local do conflito. Os combates entre Peru e Equador começaram no último dia 26.

Texto Anterior: Peru prende soldados do Equador
Próximo Texto: Vice-chanceleres seriam sócios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.