São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chiapas ameaça Igreja pós-conciliar, diz Ruiz

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O bispo de San Cristóbal de las Casas, Samuel Ruiz, disse ontem que a posição da Igreja pós-conciliar está em perigo em Chiapas, México. "Está em jogo a opção pelos mais pobres e deserdados sancionada pelo Concílio Vaticano 2º", afirmou sobre o conflito entre o governo e a guerrilha zapatista iniciado no começo de 1994.
Em entrevista publicada ontem pelo jornal italiano "L'Unitá", Ruiz disse que os donos de terras de Chiapas "não querem aceitar nenhuma solução pacífica ou política da tragédia porque isso pressupõe mudança da política que, ainda que limitada, afetaria a seus antigos e imutáveis privilégios".
Ruíz é mediador no diálogo entre o governo e a guerrilha. O diálogo está interrompido no momento. Ruiz disse que a saída do Exército do Estado é condição imprescindível para retomada do diálogo.
O Exército mexicano informou ontem que 11 índios desertaram do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN).
Eles teriam procurado a base do Exército do povoado de Monte Líbano e entregado as armas.

Texto Anterior: Observadores confirmam combates
Próximo Texto: Argentina investiga treinamento militar de brasileiros sob suspeita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.