São Paulo, sábado, 25 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção de vacina tríplice crescerá

AUGUSTO GAZIR
DA REPORTAGEM LOCAL

O Instituto Butantan inaugurou ontem de manhã, em São Paulo, um centro para envasilhar vacinas em frascos e ampolas. Com os novos laboratórios, o Brasil vai ficar auto-suficiente em vacina tríplice.
O ministro da Saúde, Adib Jatene, esteve presente na inauguração. A produção nacional da tríplice (difteria, coqueluche e tétano) vai passar de 5 milhões de doses anuais para 30 milhões, segundo o diretor do Butantan, Isaias Raw.
Laura Arruda, gerente do Pasni (Programa de Auto-Suficiência Nacional Imunobiológica), disse que o Brasil é carente em centros como o que o Butantan inaugurou, o que causava demora no escoamento da produção de vacinas.
O ministro Jatene afirmou que o Brasil já tem propostas para a importação de vacinas. "Aumentando a produção e a qualidade das vacinas, teremos excedente para a importação, inclusive para o Mercosul."

Proposta
Os grupos de medicina privada aceitaram a proposta do Ministério da Saúde de ressarcir o governo, quando seus conveniados forem atendidos por hospitais do SUS.
Os hospitais da rede SUS (Sistema Único de Saúde) recebem dinheiro do governo federal para realizarem o atendimento à população.
"Os convênios já concordaram e o assunto está decidido, mas isso aí não é tão simples de operacionalizar", afirmou o ministro da Saúde, Adib Jatene.
Segundo ele, todos os grupos indicarão técnicos que, junto com o Ministério, vão estudar como funcionará o sistema de compensação ao governo.
Jatene disse que espera o resultado do trabalho dos técnicos para as próximas semanas. "Vamos voltar a nos reunir para bater o martelo."

Texto Anterior: Universitário terá de passar por teste final
Próximo Texto: Placa de avenida volta a ter nome de Vieira Souto no lugar de Tom Jobim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.