São Paulo, sábado, 25 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Brasil proíbe entrada de navio com carga nuclear

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo proibiu a entrada em águas brasileiras do cargueiro Pacific Pintail, que transporta 14 toneladas de lixo nuclear para o Japão.
A proibição foi anunciada ontem em uma nota oficial na qual o governo considera "inconveniente" o uso do mar brasileiro. A proibição antecipa a possibilidade de o navio fazer o transporte contornando a costa Oeste da África.
O navio, de bandeira inglesa, saiu anteontem de Cherbourg (França). Ontem, estava no Mar do Norte, segundo o Greenpeace, organização não-governamental de defesa do meio ambiente.
Na nota divulgada pelo Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores afirma que "o governo brasileiro manifesta sua preocupação com a possibilidade do transporte, via Atlântico Sul, de rejeitos nucleares".
Para Rui Góes, coordenador da campanha antinuclear do Greenpeace para a América Latina, a manifestação do Brasil corresponde a um protesto diplomático. O lixo é proveniente do processamento na França de subprodutos de usinas nucleares japonesas.

Texto Anterior: Adegas entregam a domicílio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.