São Paulo, sábado, 25 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituição é fonte de inspiração para enredos

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DO ENVIADO ESPECIAL

Quem vê as escolas de samba desfilando seus enredos extravagantes na avenida não imagina que os carnavalescos gastaram vários dias pesquisando exatamente na Biblioteca Nacional. É lá que boa parte deles busca inspiração e informações históricas para desenvolver seus enredos.
Joãosinho Trinta, por exemplo, foi várias vezes à Biblioteca Nacional para colher material sobre o pintor francês Debret, tema da escola de samba Viradouro em "O Rei e os Três Espantos de Debret". Ele também frequentou o consulado francês.
Normalmente a pesquisa começa cedo, em abril ou maio. E no meio da procura vão surgindo pistas sobre o desfile do ano seguinte.
"No final do ano, o Joãosinho pediu imagens de uma caravela barroca", lembra uma funcionária da biblioteca.
Mas ele não foi o único a recorrer à biblioteca. Os funcionários citam outros carnavalescos que se embrenharam no acervo da instituição para preparar o desfile desse ano: Roberto Szaniecki, do Salgueiro, Max Lopes, da Vila Isabel, Milton Cunha, da Beija Flor.
"A Rosa Magalhães (carnavalesca da Imperatriz Leopoldinense) disse que encontrou o enredo desse ano (sobre a primeira expedição científica brasileira, ao Ceará, organizada por dom Pedro 2º) em um livro da seção de obras raras", conta Distefano Vieira, funcionário da biblioteca e destaque da escola de samba Mangueira.
A doação do acervo de fotos vai enriquecer um arquivo ainda fraco sobre o tema. Sob a rubrica Carnaval, a Biblioteca Nacional registra apenas 446 itens, entre livros e periódicos, além de uma coleção específica sobre a compositora Chiquinha Barbosa.
Há também algumas peças interessantes, como gravuras de Debret, figurinos do campeonato de 92 da escola de samba Estácio de Sá e centenas de discos e partituras de músicas de Carnaval.
(LAR)

Texto Anterior: Fotos de Carnaval viram acervo público
Próximo Texto: Fotógrafo fez imagens eróticas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.