São Paulo, sábado, 25 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berlusconi faz crítica ao presidente italiano

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi acusou ontem o presidente Oscar Luigi Scalfaro de "pisotear os interesses da Itália".
Foi o mais duro ataque de Berlusconi a Scalfaro desde a renúncia à chefia do governo em dezembro, após sete meses no poder.
Berlusconi tem pressionado o presidente a convocar eleições antecipadas para formação de um novo governo. A lei italiana prevê que só o presidente pode dissolver o Parlamento e convocar eleições.
"Não entendo como a pessoa responsável por essa decisão pode se recusar a tomá-la e pisotear os interesses da Itália de uma maneira tão absurda", disse Berlusconi.
Segundo o ex-premiê, o governo de técnicos chamados de fora do Parlamento por Scalfaro não é capaz de dar estabilidade ao país.
Berlusconi disse que sem eleições antecipadas a "Itália acabará como o México".
Em resposta à oposição de Berlusconi a seu governo, o premiê Lamberto Dini defendeu as medidas econômicas que enviou ao Congresso hoje. O pacote visa conter o déficit público italiano em US$ 12,5 bilhões.
"Quando a casa está em chamas não se pode esperar um, dois ou quatro meses para apagar o incêndio porque os efeitos poderiam ser devastadores", disse Dini sobre a hipótese de convocar eleições.
A crise italiana tem afetado o câmbio. A lira bateu um recorde negativo ontem ao ser cotada a 1.118 para um marco alemão.
Começou ontem o julgamento do ex-premiê Giulio Andreotti, acusado de ter relações com a Máfia. A primeira audiência, a portas fechadas, durou três horas.
A defesa e a promotoria discutiram pedido dos advogados de Andreotti de que a causa seja julgada em Roma e não em Palermo porque o crime teria sido cometido quando Andreotti estava no poder.

Texto Anterior: Divisão em grupos é tática dos extremistas
Próximo Texto: Unionistas ameaçam votar contra Major
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.