São Paulo, sábado, 25 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebeldes acusam Zedillo de mentir para lançar ofensiva em Chiapas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os guerrilheiros do Estado mexicano de Chiapas acusaram o governo mexicano de usar suas iniciativas de diálogo para ganhar tempo para meter mais soldados na selva Lacandona, onde os rebeldes se refugiam.
Em comunicado lido a jornalistas por um guerrilheiro que se identificou como Nicodemo, o EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional) diz que a ocupação da selva de Chiapas pelas Forças Armadas visa obrigar-nos a disparar nossas armas, para assim justificar a guerra que está fazendo contra o povo.
O avanço militar foi ordenado em 9 de fevereiro pelo presidente Ernesto Zedillo, que ao mesmo tempo enviou ao Congresso mexicano o projeto de uma lei de anistia e pacificação.
Tudo o que Zedillo diz é mentira. O que ele faz é ganhar tempo para meter mais soldados e nos isolar, disse a querrilha.
O avanço das tropas recebeu ontem o apoio de 60 intelectuais e artistas mexicanos, encabeçados pelo escritor Octavio Paz, Prêmio Nobel de Literatura de 1990.
A carta diz que o governo deve mostrar ao mesmo tempo firmeza e generosidade e apela a Zedillo para que conceda uma anistia ampla aos zapatistas.
O bispo Samuel Ruiz, de San Cristóbal de las Casas, anunciou que fará chegarem à guerrilha os detalhes da proposta de anistia.
As autoridades mexicanas que investigam o assassinato do candidato presidencial Luis Donaldo Coloso, ocorrido em março de 1994, estão apurando rumores de que os médicos responsáveis pela autópsia removeram para estudos o cérebro do político morto.

Texto Anterior: Peru e Equador podem reunir chanceleres
Próximo Texto: Simpson teria comprado droga no dia do crime
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.