São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA COMANDA BAILES DE SALÃO; CORNETAS ANIMAM O PRIMEIRO BAILE; PROIBIÇÃO VETA ENTRUDO NO PAÍS; PREFEITURA INDICA LANÇA-PERFUME;

POLÍCIA COMANDA BAILES DE SALÃO
Os bailes de salão do Carnaval do Rio, criados em 1840, eram comandados por um delegado de polícia até o final do século 19. Ele anunciava o começo e o final da festa, além de proibir gritos e fumo.

CORNETAS ANIMAM O PRIMEIRO BAILE
O primeiro baile de Carnaval no Rio aconteceu no dia 22 de janeiro de 1840. "Hoje, no Hotel Itália (no Largo do Rocio), haverá baile mascarado com excelente orquestra e dois 'cornets à pinton' (tocadores de corneta)", anunciava o "Jornal".

ANÚNCIO OFERECE 'PEITOS DE SENHORA'
O comércio carioca começou a vender máscaras e adereços por volta de 1834. Anúncios ofereciam até "peitos de senhoras para homens que queiram se vestir de mulher".

PAULICÉIA INVADE O RIO DE JANEIRO
O primeiro cordão carnavalesco de São Paulo saiu na cidade em 1914, com oito gatos pingados. No século 19, os paulistas se divertiam no Rio. "Paulicéia Vagabunda" era uma grupo de estudantes.

PROIBIÇÃO VETA ENTRUDO NO PAÍS
Carnaval dá polícia pelo menos desde 1604, quando se tem notícia da primeira proibição do entrudo —brincadeira na qual as pessoas se jogavam farinha e, às vezes, se espancavam e se matavam.

PREFEITURA INDICA LANÇA-PERFUME
Em 1904, o prefeito Pereira Passos, do Rio, pediu aos diretores de escola e faculdades que instruíssem "a briosa mocidade" sobre a proibição do entrudo. No lugar da guerra de porcarias, a prefeitura sugeria o lança-perfume.

Texto Anterior: Faça o teste e descubra se você é folião ou 'doente do pé'
Próximo Texto: Piazza San Marco atrai o turista canibal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.