São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A mágica por trás da ciência

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Transformar água vermelha em amarela, materializar relógios em caixas vazias, fazer com que velas continuem acesas mesmo debaixo d'água. Uma coleção de livros infantis, recém-lançada pela editora Nobel, mostra que esses truques de salão podem fazer mais do que divertir platéias.
Os truques de "Ciência e Mágica", de Chris Oxlade, aliam entretenimento a conceitos de algumas áreas fundamentais da física: eletromagnetismo (ímãs), óptica (luz), hidrostática (água), acústica (som) e aerostática (ar).
A ciência é desvendada através dos truques. Usando material simples, como caixas de papelão, tinta guache, ímãs, pilhas e garrafas plásticas, as mágicas ensinam, entre outras coisas, algumas "estranhas" propriedades da água.
Entre essas propriedades, a capacidade de subir quando em contato com um sólido como um canudo (capilaridade) ou o empuxo, força que leva sólidos a flutuarem na água (ver quadro ao lado).
Som —o "malandro" da Natureza, segundo o autor— e luz são tidos por Oxlade como mágicos naturais. Não é para menos.
São capazes de mover objetos sem tocá-los (caso do som) ou de criar imagens fantasmagóricas e ilusórias (caso da luz).
Aproveitados dessa maneira, som e luz originam truques divertidos, como o da carta que anda sobre um copo devido à vibração do ar ao redor, produzida quando alguém passa o dedo em outro copo cheio d'água.

Método científico
Fazer ciência requer método. A metodologia científica, baseada na observação e explicação de fatos da natureza através da experimentação, embora não explícita nos livros da coleção, incorpora-se, de certo modo, à própria mágica. A começar pela preparação.
Para o autor, além do equipamento —todas as peças usadas durante um número— é preciso ensaiar, e muito.
A boa mágica requer rigor, o que, segundo ele, só é conseguido através da preparação prévia e do ensaio.
O autor capricha nos detalhes técnicos. Das dicas para a locução da mágica —segundo o autor importante para entreter a platéia— à roupa, Oxlade não esquece de alertar para os perigos dos truques que usam velas acesas (devem ser feitas sempre na companhia de um adulto).
O "princípio" de cada mágica — "Ciência por trás do truque"— pode ser comparado às leis que regem cada fenômeno da Natureza.
Apesar da magia estar ligada a fenômenos inexplicáveis e muitas vezes à bruxaria, o autor prova, de modo divertido, que a ciência pode estar escondida atrás das pequenas brincadeiras do dia-a-dia.
A coleção traz ainda, ao final de cada volume, um glossário com os principais conceitos científicos abordados: eletroímã, perspectiva linear, ressonância, resistência do ar, tensão superficial e pressão, entre outros.

CIÊNCIA E MÁGICA - de Chris Oxlade. Cinco volumes ( Água, Luz, Ímãs, Som e Ar) de 30 páginas cada. R$ 17 cada volume. Editora Nobel (rua Maria Antônia, 108, São Paulo (SP), CEP 01222-010. Fone 011/257-2144).

Texto Anterior: Por que o arco-íris tem forma de arco?
Próximo Texto: Teste faz detecção precoce de câncer no esôfago
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.