São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
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Compra de rede exige habilidade e cautela

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Investir na compra de uma empresa de franquia ou em uma master-franquia responsável pelas lojas de determinada região exige do empresário uma série de cuidados.
O primeiro passo é conhecer bem o negócio e saber o que o franqueador tem a oferecer na negociação.
Ter experiência é fundamental. "Quanto mais tempo de franqueado o empresário tem, mais chances terá de administrar a rede com sucesso", afirma Daniel Citron, diretor da Francap Sistemas de Franchise.
"É necessário fazer uma análise econômico-financeira da empresa para avaliar sua viabilidade", diz.
"É importante checar todos os dados que o franqueador está fornecendo e verificar os fatores que o fizeram desistir da empresa."
Segundo Citron, no caso da compra de uma participação ou do controle de uma master-franquia, é preciso conhecer tudo que é oferecido como suporte profissional —lista de fornecedores, treinamento e abastecimento.
Ele recomenda fazer contatos com a rede de franqueados e perguntar sobre o que pensam e o que esperam da franquia.

Sinais
Luciana Morse, 34, vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), diz que os primeiros sinais de que a franquia não vai bem e que pode ser vendida é a falta de investimentos.
"Um indicador da intenção de vender uma rede é quando a assistência ao franqueado começa a escassear e as reuniões a pedido dos franqueados, a se intensificar."
O não-investimento em novos produtos e a mudança de posicionamento da empresa no mercado também podem ser sinais de intenção de sair de um negócio.
Negociar o preço é sempre difícil. "O empresário está comprando um problema e ele tem que ter um preço justo."
(NR)

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