São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995 |
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Compra de rede exige habilidade e cautela
NELSON ROCCO
O primeiro passo é conhecer bem o negócio e saber o que o franqueador tem a oferecer na negociação. Ter experiência é fundamental. "Quanto mais tempo de franqueado o empresário tem, mais chances terá de administrar a rede com sucesso", afirma Daniel Citron, diretor da Francap Sistemas de Franchise. "É necessário fazer uma análise econômico-financeira da empresa para avaliar sua viabilidade", diz. "É importante checar todos os dados que o franqueador está fornecendo e verificar os fatores que o fizeram desistir da empresa." Segundo Citron, no caso da compra de uma participação ou do controle de uma master-franquia, é preciso conhecer tudo que é oferecido como suporte profissional —lista de fornecedores, treinamento e abastecimento. Ele recomenda fazer contatos com a rede de franqueados e perguntar sobre o que pensam e o que esperam da franquia. Sinais Luciana Morse, 34, vice-presidente da ABF (Associação Brasileira de Franchising), diz que os primeiros sinais de que a franquia não vai bem e que pode ser vendida é a falta de investimentos. "Um indicador da intenção de vender uma rede é quando a assistência ao franqueado começa a escassear e as reuniões a pedido dos franqueados, a se intensificar." O não-investimento em novos produtos e a mudança de posicionamento da empresa no mercado também podem ser sinais de intenção de sair de um negócio. Negociar o preço é sempre difícil. "O empresário está comprando um problema e ele tem que ter um preço justo." (NR) Texto Anterior: O QUE EXISTE NOS BANCOS DE DADOS Próximo Texto: Empresa inova conceito no setor Índice |
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