São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa inova conceito no setor

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Introduzir inovações dentro do conceito de franquia foi a chave encontrada pelo empresário José Antonio Ramalho, 51, para expandir sua rede de lojas de moda jovem, a Pack Way.
Para abrir uma loja, o franqueado não paga taxa de adesão (franquia) nem royalties durante o primeiro ano.
"Nossa estratégia é a pré-franquia. O franqueado faz uma experiência durante um ano e, somente após esse período, é que cobramos as taxas."
Ramalho controla sete lojas franqueadas e uma própria, instaladas em capitais das regiões Norte e Nordeste.
O investimento para uma loja, em ponto, estoques e instalações fica em cerca de R$ 100 mil. A taxa de franquia é de R$ 25 mil. Como royalties, a empresa cobra 3% sobre o faturamento do franqueado.
"Passado o período experimental, se o franqueado quiser desistir, desfazemos o negócio", afirma.
Ramalho criou o conceito baseado em sua experiência como master-franqueado da rede Boticário para o Norte e Nordeste.
Começou na rede em 1979 e saiu 11 anos depois. "Abrimos, nesse período, mais de 300 lojas, sendo duas próprias."
A Pack Way está no mercado há quatro anos. Ramalho conta que a formatação da franquia levou dois anos.
O investimento na marca ficou em cerca de US$ 800 mil. "Nossa ênfase é no produto e não na prestação de serviço ao franqueado", diz.
(NR)

Texto Anterior: Compra de rede exige habilidade e cautela
Próximo Texto: Como montar uma empresa de molduras?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.