São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995 |
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Empresa inova conceito no setor
NELSON ROCCO
Para abrir uma loja, o franqueado não paga taxa de adesão (franquia) nem royalties durante o primeiro ano. "Nossa estratégia é a pré-franquia. O franqueado faz uma experiência durante um ano e, somente após esse período, é que cobramos as taxas." Ramalho controla sete lojas franqueadas e uma própria, instaladas em capitais das regiões Norte e Nordeste. O investimento para uma loja, em ponto, estoques e instalações fica em cerca de R$ 100 mil. A taxa de franquia é de R$ 25 mil. Como royalties, a empresa cobra 3% sobre o faturamento do franqueado. "Passado o período experimental, se o franqueado quiser desistir, desfazemos o negócio", afirma. Ramalho criou o conceito baseado em sua experiência como master-franqueado da rede Boticário para o Norte e Nordeste. Começou na rede em 1979 e saiu 11 anos depois. "Abrimos, nesse período, mais de 300 lojas, sendo duas próprias." A Pack Way está no mercado há quatro anos. Ramalho conta que a formatação da franquia levou dois anos. O investimento na marca ficou em cerca de US$ 800 mil. "Nossa ênfase é no produto e não na prestação de serviço ao franqueado", diz. (NR) Texto Anterior: Compra de rede exige habilidade e cautela Próximo Texto: Como montar uma empresa de molduras? Índice |
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