São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995 |
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Tempra Stile une desempenho e conforto
EDUARDO VIOTTI
A versão, vendida exclusivamente com carroceria de quatro portas, tem o motor e a suspensão do esportivo Tempra Turbo. Do Turbo herda também o desempenho agressivo e as laterais despojadas de frisos. O Stile (pronuncia-se como se lê e não com a pronúncia inglesa "stáiul"; significa estilo, em italiano) é a leitura "made in Brazil" dos sedãs velozes tão apreciados na Europa. Seu conceito parte da idéia de que executivos e chefes de família também podem desfrutar de uma pilotagem mais precisa, sem abrir mão de espaço e de conforto. O carro é extremamente pronto de respostas e firme na rota, mesmo em alta velocidade. A estabilidade é excelente. A direção de respostas prontas e volante de boa empunhadura (revestido em couro) permite domar o carro com prazer. A única lentidão é aquela característica típica de todo motor turbinado: nas baixas rotações, antes de o turbo entrar em ação, a aceleração inicial é tímida. Deve-se ressalvar, entretanto, que o turbo do Tempra entra em baixas rotações, a partir de 2.000 rpm mais ou menos, minimizando essa tendência desagradável. Ao contrário, a aceleração do Tempra Stile é surpreendemente uniforme para um turbo. Tudo muda a partir de 3.000 rpm, quando o carro vira uma fera. Um dos mais velozes carros nacionais, o Stile tem desempenho muito (muito mesmo) superior ao da maioria dos importados de sua categoria de porte e preço. O câmbio tem curso um pouco longo, mas os engates são daquele tipo que sempre passa a certeza de que a marcha está bem encaixada. O conforto e o espaço interno também são os já conhecidos do carro médio da Fiat. O porta-malas é um dos maiores do mercado e o banco traseiro é habitável. O nível de ruído é baixo, mesmo sobre piso irregular. O conforto da versão avaliada estava incrementado por bancos e forrações em couro natural e por um sistema de ar-condicionado inteligente (você escolhe a temperatura que preferir e o aparelho se encarrega de mantê-la, esfriando ou aquecendo a cabine). O carro testado também oferece bastante segurança: tem barras de proteção laterais nas portas e freios ABS (não derrapam em caso de freadas de emergência). Próximo Texto: Dobra o valor das parcelas de consórcio Índice |
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