São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Tempra Stile une desempenho e conforto

EDUARDO VIOTTI
EDITOR DE VEÍCULOS

A Fiat apresentou neste início de ano o Tempra Stile, seu carro mais luxuoso e caro.
A versão, vendida exclusivamente com carroceria de quatro portas, tem o motor e a suspensão do esportivo Tempra Turbo. Do Turbo herda também o desempenho agressivo e as laterais despojadas de frisos.
O Stile (pronuncia-se como se lê e não com a pronúncia inglesa "stáiul"; significa estilo, em italiano) é a leitura "made in Brazil" dos sedãs velozes tão apreciados na Europa.
Seu conceito parte da idéia de que executivos e chefes de família também podem desfrutar de uma pilotagem mais precisa, sem abrir mão de espaço e de conforto.
O carro é extremamente pronto de respostas e firme na rota, mesmo em alta velocidade. A estabilidade é excelente. A direção de respostas prontas e volante de boa empunhadura (revestido em couro) permite domar o carro com prazer.
A única lentidão é aquela característica típica de todo motor turbinado: nas baixas rotações, antes de o turbo entrar em ação, a aceleração inicial é tímida.
Deve-se ressalvar, entretanto, que o turbo do Tempra entra em baixas rotações, a partir de 2.000 rpm mais ou menos, minimizando essa tendência desagradável. Ao contrário, a aceleração do Tempra Stile é surpreendemente uniforme para um turbo.
Tudo muda a partir de 3.000 rpm, quando o carro vira uma fera.
Um dos mais velozes carros nacionais, o Stile tem desempenho muito (muito mesmo) superior ao da maioria dos importados de sua categoria de porte e preço.
O câmbio tem curso um pouco longo, mas os engates são daquele tipo que sempre passa a certeza de que a marcha está bem encaixada.
O conforto e o espaço interno também são os já conhecidos do carro médio da Fiat. O porta-malas é um dos maiores do mercado e o banco traseiro é habitável.
O nível de ruído é baixo, mesmo sobre piso irregular.
O conforto da versão avaliada estava incrementado por bancos e forrações em couro natural e por um sistema de ar-condicionado inteligente (você escolhe a temperatura que preferir e o aparelho se encarrega de mantê-la, esfriando ou aquecendo a cabine).
O carro testado também oferece bastante segurança: tem barras de proteção laterais nas portas e freios ABS (não derrapam em caso de freadas de emergência).

Próximo Texto: Dobra o valor das parcelas de consórcio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.