São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mazda MX-3 tem design e tecnologia de ponta

GRACILIANO TONI
EDITOR DE INFORMÁTICA

As linhas sinuosas e claramente esportivas do Mazda MX-3 encontram seu ponto alto na superfície do vidro traseiro, que se alonga pelas laterais como uma continuidade da carroceria.
O esportivo da japonesa Mazda reúne alta tecnologia, mas é mais atraente pelo seu design do que pelo seu desempenho.
O motor 1.600 16V —quatro válvulas por cilindro e injeção multiponto— permite que acompanhe o fluxo rápido das estradas, mas sem maiores ousadias esportivas, ao contrário do que sugere o seu radical aspecto.
Para conseguir comportamento agressivo do MX-3, é preciso trocar as marchas em rotações mais altas, reduzindo quando for necessário. Esse tipo de condução é também agradável, mas requer maior habilidade do motorista.
A alavanca de câmbio, leve e precisa, minimiza o esforço do motorista nas passagens de marchas. Os engates são macios.
Freios, direção e estabilidade são excelentes. O MX-3 é muito seguro em qualquer situação e aceitaria bem um pouco mais de potência e desempenho.
O conta-giros marca até 8.000 rotações por minuto, mas há um sistema eletrônico de proteção ao motor que corta seu funcionamento ao atingir 7.000 rpm.
A posição do motorista é confortável e adequada. Os comandos ficam bem posicionados e o banco é projetado de forma a manter firme o corpo do condutor.
O MX-3 tem um eficiente sistema de ar-condicionado, proporcionando conforto para os ocupantes.
Para ser ainda mais gostoso de guiar, poderia ter volante com melhor empunhadura. O aro fino, revestido com material rígido, não é muito esportivo.
Seu ambiente natural é a estrada —de preferência, cheia de curvas, onde o modelo pode mostrar a que veio em termos de estabilidade.

Texto Anterior: Compacto Charade 1.5 já está no Brasil
Próximo Texto: Hyundai Accent chega depois do Carnaval
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.