São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Mazda MX-3 tem design e tecnologia de ponta
GRACILIANO TONI
O esportivo da japonesa Mazda reúne alta tecnologia, mas é mais atraente pelo seu design do que pelo seu desempenho. O motor 1.600 16V —quatro válvulas por cilindro e injeção multiponto— permite que acompanhe o fluxo rápido das estradas, mas sem maiores ousadias esportivas, ao contrário do que sugere o seu radical aspecto. Para conseguir comportamento agressivo do MX-3, é preciso trocar as marchas em rotações mais altas, reduzindo quando for necessário. Esse tipo de condução é também agradável, mas requer maior habilidade do motorista. A alavanca de câmbio, leve e precisa, minimiza o esforço do motorista nas passagens de marchas. Os engates são macios. Freios, direção e estabilidade são excelentes. O MX-3 é muito seguro em qualquer situação e aceitaria bem um pouco mais de potência e desempenho. O conta-giros marca até 8.000 rotações por minuto, mas há um sistema eletrônico de proteção ao motor que corta seu funcionamento ao atingir 7.000 rpm. A posição do motorista é confortável e adequada. Os comandos ficam bem posicionados e o banco é projetado de forma a manter firme o corpo do condutor. O MX-3 tem um eficiente sistema de ar-condicionado, proporcionando conforto para os ocupantes. Para ser ainda mais gostoso de guiar, poderia ter volante com melhor empunhadura. O aro fino, revestido com material rígido, não é muito esportivo. Seu ambiente natural é a estrada —de preferência, cheia de curvas, onde o modelo pode mostrar a que veio em termos de estabilidade. Texto Anterior: Compacto Charade 1.5 já está no Brasil Próximo Texto: Hyundai Accent chega depois do Carnaval Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |