São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Paula e Hortência ficam fora

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira feminina de basquete está de volta. O Pan é a primeira competição depois que a equipe se sagrou campeã mundial na Austrália, em junho passado.
Desfalcado de Paula e Hortência, que anunciaram não ter mais intenção de jogar pela seleção, o Brasil vai lutar pelo título de bicampeão. No Pan-91, venceu Cuba na final.
O time nacional feminino, no entanto, repete a trajetória do masculino: também deve viajar com poucos dias de treino.
Na verdade, a situação da equipe feminina é mais complicada. As jogadoras estão de férias e voltam direto para jogar o Pan, enquanto no masculino, com a Liga nacional em andamento, os jogadores estão bem fisicamente.
A preocupação do técnico campeão mundial, Miguel Ângelo Coelho da Luz, é com a "condição física" que as convocadas terão no dia da apresentação.
O treinador ficou surpreso ao tomar conhecimento de que apenas quatro times participarão do torneio de Mar del Plata.
Estranhou a ausência do Canadá, país que sempre luta pelos primeiros lugares. Mas destacou que EUA e Cuba são adversários fortes e que a Argentina está treinando há muito tempo para o Pan.
"Os EUA contam com jogadoras experientes. Cuba tem levado desvantagem contra o Brasil e vai querer se vingar. A Argentina joga em casa. Mas com quatro times, a chance de subir ao pódio sempre existe", disse Miguel Ângelo.
No Sul-Americano de 93, também sem Paula e Hortência, o Brasil ficou com o título. Mas o nível daquela competição era bem inferior ao do torneio do Pan, mesmo com apenas quatro times.
Apesar do pouco tempo de treino, Miguel Ângelo disse que pretende armar uma defesa agressiva e sustentar o jogo "com rodízio das jogadoras".(EA)

As convocadas: da Ponte Preta/Campinas - Silvinha, Helen, Roseli e Ruth; da Unimep/Piracicaba - Adriana, Branca e Alessandra; da Lacta/Santo André - Leila, Nádia, Patrícia, Janeth e Simone.

Texto Anterior: Torneio vai servir de teste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.