São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Torneio vai servir de teste

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A nova comissão técnica da seleção brasileira masculina de basquete vai aproveitar o Pan como "campo de observação".
A principal meta neste ano é a conquista de uma vaga para a Olimpíada de Atlanta, no Pré-Olímpico de agosto, na Argentina.
"Nossa situação é difícil neste Pan. Enfrentamos um momento de transição", afirmou Vidal, que guarda na memória uma passagem importante de sua carreira, quando comandou o time anteriormente.
Foi na vitória no Pan-87 em Indianápolis. Naquela oportunidade, o Brasil se sagrou campeão derrotando os EUA na final.
A situação agora é outra. Vidal acaba de reassumir a seleção, que vem de um 6º lugar no Pan-91 e 11º lugar no Mundial-94 (pior campanha do time na competição).
O técnico relacionou apenas 12 jogadores para o Pan. O time vai viajar praticamente sem treinar. Os convocados se apresentam dia 9, em Nova Friburgo (RJ).
"Vamos cuidar dos princípios de jogo e não de sistemas. Não há tempo para treinamento", disse.
Para ele, o objetivo é observar a reação dos convocados, coletando dados para ampliar a opção de atletas para as futuras seleções.
Na lista do Pan não consta nenhum especialista na armação de jogo. Serão utilizados na função atletas que normalmente trabalham na ajuda aos armadores (Demétrius, João Batista e Alberto).
Além dos 12 do Pan, a nova comissão técnica colocou outros 24 jogadores na condição de pré-convocados —entre eles, o ala Oscar, que hoje deve chegar ao Rio para receber uma homenagem, e o pivô Israel, que jogam na Europa— para as próximas seleções. Antes do Pré-Olímpico, o Brasil participará do Sul-Americano, em maio.
O técnico decidiu dar uma chance para Luiz Felipe, que estava fora da seleção desde 91.
(EA)

Os convocados: do Flamengo - Alberto; do Guaru - Rolando; do LA Gear - Chuí; do Pitt-Corinthians - João Batista; da Sabesp -Demétrius e Rogério; do Dharma - Gema, Janjão e Fernando; de Rio Claro - Luiz Felipe, Luisão e Josuel.

Texto Anterior: Campeões Olímpicos não jogam
Próximo Texto: Paula e Hortência ficam fora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.