São Paulo, terça-feira, 28 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Freio no consumo; Enxurrada de carros; Oposição regional; Chefes políticos; Verde no PT; Tentando outra; Revoada; Lobby crescente; Reengenharia

Freio no consumo
O Ministério da Fazenda está satisfeito com o pacote anticonsumo para controlar a inflação. Só planeja agora fazer um ou outro ajuste adicional. Medidas de grande porte ficam todas na área de cortes de gastos do governo.

Enxurrada de carros
Antes do pacote, a previsão era que o país receberia 450 mil carros estrangeiros este ano. Em 94, o número ficou perto de 100 mil. Agora, a Fazenda estima que entrem "apenas" 300 mil automóveis importados no Brasil.

Oposição regional
A idéia do governo de mandar dinheiro federal direto para as escolas —à revelia dos governadores e prefeitos— sofreu seu primeiro revés em recente reunião de secretários estaduais de Educação. O Nordeste liderou a rebelião.

Chefes políticos
Os secretários de Educação do Nordeste são contra o envio de dinheiro direto para as escolas porque, calculam, na região o diretor escolar passaria a ter tanto poder quanto os prefeitos. Nas menores cidades, poderia ter até mais.

Verde no PT
Se for mesmo confirmada a fusão entre o PV e o PPS (ex-Partido Comunista), o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) deve deixar os verdes. Iria para o PT. "É uma questão de afinidade", diz o parlamentar.

Tentando outra
Mesmo esperando ganhar uma vaga no Senado com a recontagem de votos, o ex-governador baiano Waldir Pires já tem planos mais regionais: articula sua candidatura para prefeito de Salvador.

Revoada
O PFL paulista conta os dias até a posse da nova Assembléia, em março. O partido espera abocanhar parte da bancada do PL.

Lobby crescente
O lobby contra a privatização do Banespa ganha novos apoios nos próximos dias. Lideranças rurais paulistas farão manifestações a favor do banco estatal, que é o único com linhas de financiamento de crédito agrícola no Estado.

Reengenharia
Delfim Netto (PPR) vai à Áustria semana que vem para um seminário internacional sobre a capacidade de democracias e grandes empresas se auto-reformarem.

TIROTEIO
Do deputado Emerson Olavo Pires (PSDB-RO), sobre a investigação do assassinato de seu pai, senador Olavo Pires, em 90:
— Não é a Justiça que está morosa. É a Polícia Federal. O caso não tem delegado e a PF faz corpo mole. Em 90, o Romeu Tuma foi omisso e ficou empurrando o caso com a barriga.

Texto Anterior: Marcha lenta; Limpando a área; Cronograma; Folia particular; Na hora H; Apoio gravado; Época de ouro; Novo status
Próximo Texto: Ginástica legislativa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.